Nacional

Juan Izquierdo tem ‘quadro neurológico crítico’ e respira por aparelhos

O zagueiro Juan Izquierdo, do Nacional, do Uruguai, apresenta um “quadro neurológico crítico” e está respirando por ventilação mecânica no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde está internado desde quinta-feira, após desmaiar no campo do MorumBis em partida contra o São Paulo, pela Libertadores. É o que afirma o boletim médico divulgado pelo hospital e pelo clube de futebol na noite desta segunda-feira, dia 26 de agosto. O jogador segue Internado na Unidade de Terapia Intensiva do local.

O quadro de saúde do atleta havia piorado no último domingo quando foi identificado progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana. Anteriormente, na tarde do último sábado os médicos revelaram que Izquierdo sofreu uma parada cardíaca na chegada ao hospital e foi necessário o uso do desfibrilador para reanimá-lo.

No último domingo, a equipe do São Paulo entrou em campo e homenageou o defensor. Na partida contra o Vitória, os jogadores subiram ao gramado vestindo uma camisa azul com a frase “força, Izquierdo”, em espanhol. O telão do estádio também exibiu a mesma mensagem de apoio ao atleta, que luta pela sua vida.

O presidente do Nacional agradeceu ao gesto dos são-paulino, em especial Calleri, Michel Araújo, único uruguaio do elenco, e o técnico Luis Zubeldía, que se colocaram à disposição para ajudar “Muito obrigado ao time paulista pelo gesto sincero e principalmente aos seus jogadores Calerli e Araujo bem como o técnico Zubeldía”, disse Alejandro Balbi, que está em São Paulo

Leia o boletim médico do Hospital Albert Einstein

São Paulo, 26 de agosto de 2024 – O paciente Juan Manuel Izquierdo segue internado na Unidade de Terapia Intensiva, desde o último dia 22 de agosto de 2024, às 20h55, dependente de ventilação mecânica, com quadro neurológico crítico.

Como aconteceu

O cronômetro marcava 38 minutos do segundo tempo quando Izquierdo foi ao chão. O jogo já estava parado para atendimento de Rafinha, do São Paulo. Um estado de apreensão tomou conta dos jogadores, que fizeram sinal para que o zagueiro fosse atendido rapidamente.

Uma das ambulâncias entrou no campo. O jogador foi imobilizado, retirado do estádio ainda consciente e levado para a unidade do Morumbi do Albert Einstein.

Izquierdo havia entrado no jogo no intervalo, no lugar do também zagueiro Sebastián Coates. O técnico Martín Lasarte já havia feito as cinco substituições permitidas, mas o protocolo da Conmebol permite mais uma troca em caso de lesão. Entrou, então, Emiliano Velázquez.

O São Paulo publicou uma mensagem de apoio ao zagueiro após a partida. “Nossos pensamentos estão com Juan Izquierdo, atleta do Nacional. Fuerza, Juan. Estamos contigo”, escreveu o clube.

Estadão Conteúdo

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support