habitat

Jacarés são retirados de área urbana de Maracajaú

Uma ação conjunta realizada entre os dias 29 e 31 de julho iniciou a realocação de jacarés que estavam circulando em áreas urbanas de Maracajaú, no município de Maxaranguape, litoral do Rio Grande do Norte. A operação só foi divulgada neste fim de semana.

Desde abril, moradores da região vinham relatando a presença de jacarés em ruas e até dentro de casas, após a formação de um lago temporário por conta das chuvas. Em seu auge, o lago chegou a concentrar mais de 60 animais.

Após tentativas de contenção no local, com instalação de cercas e monitoramento, os órgãos ambientais decidiram pela transferência dos jacarés para áreas naturais. A medida foi executada pela APC Cabo de São Roque, Idema, Associação Serpentes do Bem, Polícia Ambiental (por meio do projeto Caiman Paraibano), com apoio da Prefeitura de Maxaranguape.

No primeiro dia de ação, a equipe realizou monitoramento e identificou 16 jacarés-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) na lagoa. No segundo momento, cinco animais — todos machos — foram capturados, avaliados, medidos e transferidos com segurança para ambientes naturais, distantes de áreas urbanas e com melhores condições de sobrevivência.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support