Previdência

INSS vai realizar prova de vida de maneira digital

Teste com 550 nil usuários será iniciado a partir do próximo mês de agosto

A pandemia da Covid-19 tem dificultado à ida de aposentados e pensionistas aos bancos e ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Além do atendimento presencial estar suspenso nas agências do INSS, os idosos fazem parte do grupo de risco.

Pensando nisso, o INSS vai oferecer aos usuários a possibilidade de se realizar a prova de vida pelo celular, de maneira digital. Um projeto-piloto com 550 mil pessoas de todo o Brasil deve ser iniciado no próximo mês de agosto, informou ao Estadão/Broadcast o presidente do órgão, Leonardo Rolim, ontem, 13/7.

De acordo com Rolim, inicialmente, o mecanismo será feito por meio de reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular, para quem já tem carteira de motorista ou título de eleitor digital. “A pessoa vai poder fazer a prova de vida em casa”, afirma Rolim. No futuro, o INSS também vai incorporar o uso da biometria por meio da chamada “digital viva”.

A primeira fase da nova metodologia contemplará os beneficiários que teriam que ter feito a prova de vida no mês de março, quando teve início a pandemia. São pessoas que nasceram nos meses de janeiro e fevereiro e que compreendem 1,5% de todos os usuários dos serviços do INSS.

PROVA DE VIDA – Trata-se de procedimento instituído pelo INSS em 2012, através do qual os segurados do órgão devem comprovar que estão vivos para manter o benefício ativo. É obrigatório para todos que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético e tem por objetivo dar mais segurança ao cidadão e ao Estado brasileiro, pois evita pagamentos indevidos de benefícios e fraudes.

A rotina é cumprida anualmente pela rede bancária, que determina a data da forma mais adequada à sua gestão: existem bancos que utilizam a data do aniversário do beneficiário, outros utilizam a data de aniversário do benefício, assim como há os que convocam o beneficiário na competência que antecede o vencimento da fé de vida.

SEM SUSPENSÃO – Em março, o INSS anunciou que os seus beneficiários não terão interrupção nos pagamentos por não realizar a prova de vida nos quatro meses seguintes. A suspensão do procedimento de bloqueio do pagamento faz parte das medidas estabelecidas pelo órgão para enfrentamento do Covid-19 (Coronavírus), com o objetivo de reduzir o risco de contágio entre cidadãos.

Caso o sistema de comprovação de vida digital previsto para agosto não sejam implantado, o INSS deverá anunciar como os usuários deverão proceder ou prorrogará os efeitos da Portaria 373/2020, publicada no Diário Oficial da União dia 17/3, e que determinou que os pagamentos não seriam suspensos durante os 4 meses da pandemia, mesmo sem que tenha sido feita a prova de vida. (Com informações do Uol e do INSS)

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support