Inep cancela Enem Digital após baixa adesão de estudantes
A decisão foi anunciada pelo presidente do Inep, Manuel Palácios, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, nesta quarta-feira (8).
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), cancelou a edição digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A decisão foi anunciada pelo presidente do Inep, Manuel Palácios, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, nesta quarta-feira (8).
De acordo com Palácios, a justificativa para o cancelamento da prova a distância foi a baixa adesão dos estudantes desde a sua criação, em 2020.
Segundo o presidente do Inep, o custo da versão digital não se justifica, considerando a pouca procura dos estudantes pela opção digital do Enem, que é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil.
Com a decisão do Inep, o Enem 2023 será aplicado apenas na versão impressa. As inscrições para o exame estão previstas para o mês de maio e a prova será realizada nos dias 5 e 12 de novembro.