Saúde

II Ursap realiza encontro sobre Tuberculose em Alto do Rodrigues

Reunião aconteceu no auditório da Escola Técnica Estadual do município

A Segunda Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), por meio do Programa Regional de Controle da Tuberculose realizou quarta-feira, 30/1, no auditório da Escola Técnica Estadual do Município de Alto do Rodrigues uma reunião direcionada aos profissionais de enfermagem e agentes comunidade de saúde (ACS). 

Presentes ao evento a coordenadora da Equipe Técnica da II URSAP, Jane Maria Valcácio Duarte, o coordenador do Programa Regional de Controle da Tuberculose da II URSAP, Sival da Silva Duarte Filho, a técnica do Programa de Tuberculose da II URSAP, Zenilda Rafaela Costa Nóbrega, a coordenadora municipal da Atenção Primária à Saúde (APS) de Alto do Rodrigues, Daiane Inácio de Souza e a coordenadora municipal do Programa de Controle da Tuberculose, Jayne Alves Vidal.

“A reunião teve como finalidade explicar o fluxo de dispensação de medicação da Tuberculose e incentivar o município para mobilizar os enfermeiros e agentes comunitários de saúde (ACS) para realizar a busca ativa dos sintomáticos respiratórios”, disse a técnica do Programa de Tuberculose da II URSAP, Rafaela Costa Nóbrega.

“Neste evento falamos sobre as buscas ativas de tuberculose, sobre quais exames devem ser feito, o fluxo para pedido de medicação e tiramos algumas dúvidas. Já realizamos este tipo de evento no município de Triunfo Potiguar, que ocorreu no dia 08 de junho. Estamos programando uma reunião no Município de Baraúna para o dia 14 de julho”, ressaltou o coordenador do Programa Regional de Controle da Tuberculose da II URSAP, Sival da Silva Duarte Filho.

“Alto do Rodrigues tem um caso notificado de Tuberculose e o Ministério da Saúde (MS) exige que ao final de 2021 o Município tenha notificado pelo menos seis casos da doença”, disse o coordenador Sival da Silva Duarte Filho.

“A tuberculose ainda é um sério problema da saúde pública reconhecido pelo governo brasileiro. Portanto, em razão de propósitos de suas políticas públicas, assumiu compromissos com seus cidadãos e com a comunidade internacional de controlar sua evolução, procurando reduzir sua prevalência na população”, destaca a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support