Transplante

Hospital Tarcísio Maia realiza mais uma captação de órgãos

Fígado e córneas captados foram enviados para Fortaleza e Natal, respectivamente

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) realizou na tarde desta quinta-feira (23), no centro cirúrgico da referida unidade hospitalar, mais uma captação de órgãos para transplante.

Foi a vigésima quarta registrada eesse ano. A captação foi feita a partir de um paciente de 55 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC), e que teve morte cerebral constatada por exames específicos, informa Telma Ariana Belém, assistente social da CIHDOTT/HRTM, que acompanhou todo o processo.

A captação seguiu todas as normas de segurança exigida nesse período de pandemia do coronavírus, elaborada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Ministério da Saúde (MS), como também pelo protocolo de morte encefálica e autorização da família, após entrevista com membros da CIHDOTT.

Os órgãos captados na tarde dessa quinta-feira foram o fígado e as córneas, sendo o fígado levado para um procedimento de transplante às 16 horas, no hospital São Luiz, em Fortaleza – Ceará, e as córneas para Natal. A equipe veio de Fortaleza, coordenada pelo médico João Ivo Rocha, cirurgião geral.

A equipe da CIHDOTTI do Tarcísio Maia e servidores do hospital prestaram homenagem ao doador e seus familiares, sendo homenageados no chamado “Corredor de Honra”, com a família sendo aplaudida pelo nobre gesto quando passaram pelos corredores do hospital.

Telma Belém informou, ainda, que o trabalho da CIHDOTTI do HRTM, apesar das restrições ocasionadas pela pandemia do COVD 19, continua atuante, e nesse mês de setembro, mês que em se trabalha o Dia Nacional de Doação de Órgãos – 27 de setembro -, vem chamando a atenção da comunidade para a importância da bonita ação que é a doação de órgãos.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...