Mossoró

Hospital Tarcísio Maia comemora redução dos atendimentos de Covid-19

Hospital conta com 20 leitos de UTI para outras patologias e 9 leitos para Covid-19, além de 8 específicos de isolamento

“Dia 22 de agosto, o Hospital Regional Tarcísio Maia termina o processo de desinfecção da UTI utilizada para receber os pacientes de Covid-19. A UTI com vinte leitos foi aberta no dia 8 de abril de 2020 e hoje nós fechamos este ciclo. Gostaria de fazer um agradecimento a todos que colaboraram para que o SUS pudesse dar esse salto qualitativo na nossa região de Mossoró”.

A fala emocionada de diretora do Hospital Regional Tarcísio Maia, Herbênia Ferreira, traz a memória dos 136 dias de uma batalha vencida desde o início da pandemia até hoje, quando o estado começa a estabilização e diminuição dos atendimentos de pacientes com Covid.

Hoje, o Tarcísio Maia conta com vinte leitos de UTI para outras patologias e 9 leitos para Covid-19, além de 7 leitos específicos de isolamento também para doença. “É um fato que precisamos comemorar e agradecer e precisamos usar como uma força para continuar enfrentando os desafios que o SUS nos coloca e vamos vencendo um a um e superando todos os obstáculos. Agradecer a todos os funcionários que deram as mãos e enfrentaram com muita coragem e determinação e fez com que chegássemos até aqui”, disse a diretora.

Estiveram presentes 211 profissionais de saúde, entre médicos (22), enfermeiros (21), fisioterapeutas (36), técnicos de enfermagem (120) e higienistas (12). Que juntos cuidaram de 227 pacientes.

“É um momento histórico e nos toca profundamente, nos emociona. Queremos agradecer o empenho da Secretaria de Saúde, da Governadora Fátima e todos que colaboraram para que esse sonho fosse possível”.

A diretora homenageou, em especial, os pacientes e as famílias dos pacientes que estiveram no hospital. “Muitos deles tivemos a grata satisfação de estarmos próximos dos familiares, muitos saíram e venceram a Covid, enquanto, para outros não foi possível, mas queremos homenagear a cada um deles, foi para eles que esse serviço foi aberto, que nós nos desdobramos e trabalhamos incansavelmente sem perder a esperança”, finaliza a diretora.

De acordo Milena Martins, assessora técnica da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a realização da reversão gradativa dos leitos Covid do Hospital Tarcísio Maia para leitos destinados a pacientes do perfil não-Covid teve como suporte a inauguração de dez novos leitos de UTI do Hospital Regional de Assu.

Da mesma forma, a Sesap fará em breve no hospital Rafael Fernandes, onde existem 18 leitos Covid clínicos, com média de ocupação entre 4 a 5 pacientes por dia. Oito desses leitos serão destinados para outras patologias não-Covid, possibilitando ao Hospital Rafael Fernandes voltar a ter leitos de retaguarda para o Hospital Tarcísio Maia, além de referência para doenças infectocontagiosas

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support