A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Hospital Maria Alice Fernandes, em Natal, suspendeu temporariamente o recebimento de novos pacientes por falta de insumos básicos. A unidade, que possui 20 leitos, está funcionando com apenas 10 — e destes, somente cinco permanecem ativos.
Segundo a médica intensivista Ilka Maria Batista, o hospital enfrenta desabastecimento de medicamentos e materiais essenciais, como fenobarbital (usado em casos de convulsão), cafeína (importante para prematuros), tubos para ventilação mecânica, telas para correção de hérnias diafragmáticas, cateteres e até luvas de procedimento.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde Pública informou que o hospital finalizou recentemente uma licitação para aquisição de insumos, com pedidos de entrega previstos para serem feitos entre esta sexta-feira (8) e o início da próxima semana, dependendo da disponibilidade de orçamento.
Nota da Sesap:
O hospital finalizou recentemente uma licitação para aquisição de insumos, que deve ter os pedidos de entrega feitos entre hoje e o início da próxima semana, a partir da disponibilidade de orçamento da secretaria. A partir da entrega dos materiais, a unidade espera regularizar a disponibilidade de leitos. O estado não registra fila por leitos neonatal em sua rede.
A Sesap está avançando na implantação do prontuário eletrônico em toda rede, qualificando o trabalho e substituindo os sistemas antigos, tendo recentemente iniciado a entrega de novos computadores para as unidades, com o objetivo de agilizar essa ação
