em Mossoró

Hospital do Câncer fecha por falta de repasse do Estado

Com a paralisação, cerca de 400 pacientes de Mossoró e de cidades da Região Oeste deixam de receber atendimento diário 

Com uma dívida de aproximadamente 15 milhões de reais, ocasionada pela falta de repasse de valores destinados ao cumprimento do Termo de Cooperação Técnica (TCT), o Hospital do Câncer de Mossoró, encerrou as atividades. Com a paralisação cerca de 400 pacientes de Mossoró e de outras cidades da Região Oeste deixam de receber atendimento especializado.

O hospital da Liga Mossoroense de Combate ao Câncer, é, especializado no tratamento de pacientes oncológicos, com serviços de quimioterapia, pronto-socorro para as intercorrências do tratamento, unidade de terapia intensiva (UTI), realização de exames e cirurgias.

A unidade também dispõe de um setor de pediatria que atende crianças até os 18 anos de idade. Equipadas com poltronas inclináveis, televisores e climatizadores de ar. Segundo a direção da unidade local, desde 2017 o repasse do TCT não estão sendo feitos e isso comprometeu os serviços, principalmente com os fornecedores de medicamentos.

A direção anunciou o fechamento em nota pública, e as atividades seguem paralisadas. O Hospital da Liga Mossoroense – UNIDADE II, funciona na antiga Casa de Saúde Santa Luzia, na Rua Melo Franco, nº 238, Santo Antônio. Segue, na íntegra a nota emitida pela direção da LMECC:

“A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) comunica a sociedade Potiguar que, em razão da falta de repasse financeiro da Produção Plus por parte do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, referente aos anos de 2017 à 2021, a Instituição irá paralisar seus serviços de quimioterapia e Diagnóstico por Imagem a partir do próximo dia 13 de Setembro por tempo indeterminado.

Somados todos os débitos dos valores do Plus do Governo do Estado do Rio Grande do Norte para com a Liga Mossoroense, dos anos de 2017 à 2021, a dívida com a Instituição ultrapassa os R$ 15 milhões de reais.

A Liga Mossoroense já buscou por inúmeras vezes, nesta e em outras Gestões, participar de reuniões, bem como propôs acordo, por meio do parcelamento da dívida com o Governo do Estado, a fim de não ser obrigada a paralisar seus serviços e prejudicar os pacientes oncológicos de Mossoró e região.

Por último, em reunião realizada no último dia 19 de agosto com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP) foi firmado um compromisso de parcelamento do montante, com início do pagamento previsto para o dia 30 de agosto e posteriores parcelas nos dias 30 de cada mês subsequente. No entanto, a primeira parcela não foi repassada na data firmada em acordo. Com isso, diante da falta de insumos, a Instituição não vê outra alternativa a não ser a paralisação de parte dos seus serviços.

A Liga Mossoroense é referência no tratamento oncológico em Mossoró e região, atendendo cerca de 64 municípios, compreendendo as II, IV e VI regiões das Unidades Regionais de Saúde Pública (URSAP), com um fluxo de aproximadamente 500 pacientes/dia em suas Duas Unidades Hospitalares.

Atenciosamente,

Paulo Henrique Lima do Monte

Presidente da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC)

Mossoró-RN, 09 de setembro de 2021.”

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support