Homem é preso após aplicar golpe do Pix se passando por “irmã” de vítimas no RN
Um homem de 26 anos foi preso na manhã desta segunda-feira (12), em São Paulo, suspeito de aplicar golpes via Pix se passando por familiares das vítimas. A investigação teve início após um caso registrado no município de Patu, no interior do Rio Grande do Norte.
De acordo com a Polícia Civil, o suspeito se passou por duas irmãs em momentos diferentes para enganar as vítimas. Primeiro, fingiu ser a irmã de uma mulher e conseguiu que ela fizesse duas transferências via Pix — uma delas foi estornada. Depois, usou a imagem da vítima para abordar a outra irmã, que também fez uma transferência, igualmente cancelada. O golpe foi descoberto quando as duas vítimas conversaram entre si e perceberam a fraude.
Durante a investigação, os policiais constataram que o homem utilizava dezenas de chips de celular, o que levanta a suspeita de que ele tenha feito outras vítimas em diferentes regiões do país. A prisão foi resultado da segunda fase da Operação Botnet, nome que faz referência a ataques cibernéticos em que diversos dispositivos são usados para aplicar fraudes — estratégia parecida com a do investigado, que se valia de vários chips para agir.
O homem foi levado para a delegacia e depois encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça. Ele vai responder pelos crimes de estelionato consumado e duas tentativas de estelionato.