Saúde

Hemocentro Mossoró está com estoque crítico

Número de doadores caiu mais de 80%; não há mais bolsas de sangue O negativo

O Hemocentro Mossoró, banco de sangue da cidade, está com o estoque em nível crítico mais uma vez. A situação é resultado da queda no número de doadores. Das cerca de 60 pessoas que compareciam diariamente ao órgão para doar, hoje esse número caiu para apenas 10.

De acordo com a direção do órgão, com a diminuição de doadores, há situação grave, como a do tipo O negativo, que está zerado. A queda é reflexo da pandemia. Uma bolsa de sangue pode salvar até 4 pessoas.

Com o estoque crítico, as cirurgias eletivas haviam sido suspensas, mas foram retomadas. Para ser realizadas, no entanto, os familiares dos pacientes precisam apresentar garantias de que haverá doadores, pois não há sangue no estoque para esses procedimentos.

O Hemocentro tem seguido todas as recomendações do Ministério da Saúde para receber os doadores. Para as pessoas que são de Mossoró, não é necessário fazer agendamentos, basta se dirigir ao órgão, que fica localizado na rua Projetada, S/N, bairro Aeroporto, ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). Doadores de outras cidades precisam fazer agendamento pelo telefone (84) 3315-3428.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...