Economia

Governo prepara reajuste de 5% a funcionários públicos federais

O percentual deverá ser de 5%, mas o chefe do Executivo ainda pode arbitrar para diminuir para 4%

O presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu, em reunião com o ministro Paulo Guedes (Economia) e outros integrantes do governo, priorizar a proposta de reajuste para todos os funcionários públicos federais. O percentual deverá ser de 5%, mas o chefe do Executivo ainda pode arbitrar para diminuir para 4%.

Agora, o chefe do Executivo espera a conclusão do texto e das minúcias que serão consolidadas pela equipe econômica. Com isso, anunciará a mudança salarial linear e abaixo da inflação, contrariando os pedidos dos sindicalistas.

O Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central) disse que não foi informado do reajuste oficialmente, mas que a correção de 5% é considerada “insuficiente” para a categoria.

A opção do ajuste salarial para todos os funcionários era uma das colocadas à mesa. O impacto econômico nas contas públicas dependerá da data de início e vigência do reajuste. Se for em julho, como é calculado, será de R$ 6,3 bilhões. O ministro Paulo Guedes foi perguntado na noite dessa quarta-feira (13.abr) sobre as notícias divulgadas acerca do reajuste. Respondeu a jornalistas no Ministério da Economia: “Parece proceder”.

Poder360

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support