Igarn

Governo do RN restringe uso da água no Canal do Pataxó por seca

O Governo do Rio Grande do Norte publicou no Diário Oficial do Estado uma portaria que declara situação de escassez hídrica no Canal do Pataxó e no trecho perenizado do Rio Pataxó, entre Itajá e Ipanguaçu, no Vale do Açu. A medida estabelece restrições ao uso da água e passa a valer imediatamente.

De acordo com o Instituto de Gestão das Águas (Igarn), as regras foram definidas após reuniões com usuários da região, como forma de garantir o abastecimento diante da seca que atinge 83% do estado.

As principais restrições são:

  • Irrigação: usuários da margem direita do rio poderão usar bombas às segundas, quartas e sextas-feiras; na margem esquerda, às terças, quintas e sábados. Aos domingos, a irrigação estará proibida em ambas as margens.
  • Funcionamento dos sifões: permitido apenas entre 6h e 17h, por até 11 horas por dia, exclusivamente para
  • irrigação, dessedentação animal e consumo doméstico.
  • Proibição: não será permitido usar a água para encher açudes, lagoas ou barreiros.
  • Fiscalização: quem descumprir as regras pode receber advertência ou ter o direito de uso suspenso.

O Igarn informou que uma nova reunião está marcada para 16 de outubro, quando as restrições serão reavaliadas. Caso a situação não melhore, novas medidas podem ser adotadas.

O órgão também divulgou dados preocupantes sobre os reservatórios do estado. A maior barragem, Armando Ribeiro Gonçalves, está com 53,63% da capacidade. Doze reservatórios estão com menos de 10%, incluindo o Itans, em Caicó, com apenas 0,14%. Na última vistoria, o trecho perenizado do Rio Pataxó estava sem fluxo de água.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support