Imunização

Governo do RN quer iniciar vacinação contra Covid em janeiro

Execução do Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação depende da liberação e envio da vacina pelo Governo Federal

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte quer iniciar em 20 de janeiro a campanha de vacinação contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A imunização será realizada em 3 fases distintas.

Na primeira fase, serão imunizados os trabalhadores de Saúde, pessoas de 75 anos e mais, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, população indígena aldeado em terras demarcadas aldeada e povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.

Na segunda fase serão vacinadas pessoas de 60 a 75 anos. E na terceira fase, serão vacinados aqueles que forem acometidos de uma das seguintes comorbidades: Diabetes mellitus; hipertensão; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer e obesidade grave. De acordo com o Plano Estadual de Operacionaização da Vacinação, elaborado pelo Governo do Estado, nessas três primeiras fases iniciais serão imunizados 730.381 potiguares.

A vacinação, sob responsabilidade da Coordenação Estadual do Programa de Imunizações, da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica, pretende atingir 95% das pessoas de cada um dos grupos. Para que o plano seja posto em prática, inclusive na data prevista, há ainda a dependência da liberação e o envio da vacina pelo Governo Federal.

Até o momento, o estado já sinalizou o interesse de garantir a compra da vacina CoronaVac, que está sendo produzida pelo Instituto Butantan em São Paulo em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support