Educação na pandemia

Governadora discute tema em evento da Semana Freireana

O evento faz parte da Semana Freireana de Lutas pela Vida e pela Educação Pública

A governadora Fátima Bezerra participou, na manhã desta sexta-feira (18), da Plenária virtual do Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE). O evento faz parte da Semana Freireana de Lutas pela Vida e pela Educação Pública, que acontece desde o dia 14 deste mês e segue até o dia 23 de setembro, homenageando Paulo Freire, educador, filósofo e pedagogo reconhecido como um dos mais notáveis pensadores da história da pedagogia mundial e patrono da educação brasileira.

Professora por formação e profissão, Fátima Bezerra ressaltou em suas palavras iniciais a importância da plenária em um momento de tantos retrocessos e desmontes da educação nacional. “Continuo a defender a educação como direito de todos e dever do estado, direito duramente conquistado na Constituição de 1988. Tenho orgulho em ter participado como parlamentar, representando o Congresso Nacional, do movimento de organização do Fórum Nacional de Educação e afirmar que nos unimos na luta em defesa de um projeto de educação de natureza pública, gratuita, laica, democrática, emancipatória, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada e este continua sendo meu projeto no Estado do Rio Grande do Norte”, enfatizou.

No tocante à pandemia do novo coronavírus e a aulas presenciais no Rio Grande do Norte, a chefe do Executivo Estadual lembrou que o estado foi um dos primeiros a suspender as atividades. “Em 18 de março publicamos o primeiro Decreto de suspensão das atividades. Sempre na expectativa do retorno, chegamos a publicar quatro decretos e decidimos que as atividades presenciais só retornam em 2021. O mais importante é a preservação da vida. Eu não vou colocar em risco a vida dos professores, alunos e pais. E essa decisão foi baseada no Comitê Científico da Secretaria de Saúde”, destacou Fátima.

Retorno

Na ocasião, a gestora falou sobre a elaboração do Documento Potiguar com as Diretrizes para Retomada das Atividades Escolares nos Sistemas Estadual e Municipais de Ensino do Rio Grande do Norte, cujo objetivo é orientar os dois sistemas de educação do RN na elaboração de protocolos e normas para o enfrentamento da crise sanitária provocada pelo coronavírus, com desdobramentos e tomadas de decisões alusivas à educação, incluindo a retomada das atividades presenciais nos Setores Administrativos e Unidades Escolares do RN.

A plenária contou com a participação do Secretário Estadual de Educação, Getúlio Marques, da Deputada Federal Professora Rosa Neide, entidades nacionais do campo educacional e autoridades sanitárias, como representante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), fazendo uma apresentação sobre as ações sanitárias no âmbito da educação.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...