Em Tel Aviv

Gestão da Ufersa articula parcerias com instituições de Israel

A comitiva é formada pela reitora Ludimilla Oliveira, a chefe de Gabinete, Cláudia Muniz, e pelo professor Glauber Nunes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação.

Uma equipe da gestão da Universidade Federal Rural do Semi-Árido está em missão oficial em Tel Aviv, onde foi recebida pela assessoria da Embaixada do Brasil em Israel, para uma agenda de visitas técnicas, reuniões oficiais e discussão de Termos de Cooperação Técnica e intercâmbio entre a Ufersa e instituições de ensino e pesquisa do pais visitado.

A comitiva da UFERSA é formada pela reitora, professora Ludimilla Oliveira, a chefe de Gabinete, Cláudia Muniz, e pelo professor Glauber Nunes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação. Na chegada, foram recebidos pelo então embaixador do Brasil em Israel, Gerson Menandro, seguindo para uma apresentação do Estado de Israel e as relações diplomáticas entre os dois países.

A reitora Ludimilla Oliveira explica que a iniciativa faz parte do Plano de Gestão e já vem sendo planejada há quase dois anos. Segundo ela, a agenda bilateral é protocolada pelo Ministério das Relações Exteriores a partir da Embaixada israelense no Brasil. Uma das primeiras atividades da equipe foi uma visita a o The Hebrew Of Jerusalem em Rohvot.

A conferência teve a apresentação da professora Yael Herman, vice-diretora de Internacionalização da universidade israelense. Posteriormente o pesquisador Dr. Yair Mau apresentou seu trabalho de pesquisa com salinização de solo. Na terceira parte, o professor Glauber Nunes apresentou o portfólio de pesquisa da Ufersa aos israelenses. A pesquisadora Luiza Knitell apresentou sua pesquisa com fixação de carbono no solo e tratamento de água.

Após as apresentações foi discutida a possibilidade de parceria entre as universidades. Um termo foi encaminhado para apreciação da Universidade Hebraica, uma das mais antigas em pesquisas agrárias.

A comitiva brasileira visitou o Arava Research and Develpment Center, na região do Deserto do Neveg, onde conheceu as instalações e experimentos, e trocaram expertises de pesquisas. O diretor do Arava, Aylon Gadiel, apresentou as pesquisas realizadas nas condições desérticas e a equipe da Ufersa apresentou as pesquisas realizadas na universidade. Foi realizada uma visita no setor produtivo para ver a criação de peixes ornamentais e camarão modificado pela técnica CRISPR de edição genica. Finalizando a sessão, foi apresentado o termo de parceria pela Ufersa e encaminhado um potencial acordo para intercâmbio docentes e discentes de graduação e pós-graduação em Israel. Na proposta, a Ufersa apoiará o estágio de dois alunos dos cursos de graduação por ano.

A reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira, destacou a importância da missão em Israel e o potencial de intercâmbio entre a instituição e as instituições israelenses que possuem temas de pesquisa similares. “A nossa universidade foi muito bem recepcionada, por sinal, trabalhamos com o que eles trabalham. Posso dizer que a internacionalização da Ufersa começa aqui. Não adianta ser uma universidade de Semiárido sem ter uma parceria com o lugar que melhor entende e trabalha com sustentabilidade de Semiárido a longo prazo”, defende a reitora.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support