Futebol do RN em alta: América campeão da série D, ABC na final da C
• O ano de 2022 foi espetacular para o futebol potiguar. Os dois clubes mais tradicionais do Estado deram a volta por cima dos fracassos que vinha tendo nos campeonatos nacionais. O América passou cinco anos na série D e o ABC vem de dois acessos seguidos.
• A dupla, com estruturas boas, poderia até tá em outro patamar no futebol nacional. Não seria exagero dizer aqui que o lugar de ABC e América é a série B. O ABC tá voltando para ela, e o América, agora na C, claro que vai lutar por isso.
• Campanha boa, claro que lota estádios. Foi assim o ano para ABC e América. O ABC, jogando no seu estádio Frasqueirão (capacidade 15 mil pessoas), ficou na vigésima sétima posição de público. O América, mandando seus jogos na Arena das Dunas (30 mil expectadores), ficou na décima nona posição. Quer dizer, em público nos estádios, o RN tá entre os 30 do país.
• Em 2017, o Globo de Ceará Mirim, até disputou o título da série D, perdeu para o Operário do PR ficando como vice. Em 2010, o ABC foi campeão da série C, em pleno Frasqueirão. O adversário foi o Ituiutaba, MG.
• Até ontem o ABC ostentava a faceta de ser o único time potiguar com um título nacional. Mas a história mudou, o América conquistou seu primeiro título e foi o de campeão da série D. O alvirrubro que é até hoje o único do RN que jogou série A no formato de pontos corridos. O “Mecão” leva 500 mil reais de premiação pelo título da série D
• No próximo sábado o ABC começa a disputa do título da série C contra o Mirasol, de SP. Faz a primeira partida em casa no sábado e a grande final fora. Será que pinta o Bi da C para o ABC. Se acontece o RN fica com dois títulos nacionais das 4 divisões no mesmo ano.
• Vamos falar agora de segundona do RN. Baraúnas e Mossoró Esporte Clube tentam voltar a elite do nosso futebol. A competição será de pontos corridos e tem sete times. Baraúnas estreia em casa com o Visão Celeste, e o Mossoró joga fora com o estreante, e primeiro clube SAF do RN, Laguna em local a definir.