ESPORTE

Futebol amador também é base para revelar novos árbitros

Competições acontece em campo de terra batida e até em estádios oficiais

Nos chamados “campo de várzea”, aquele de terra batida, e às vezes em estádios oficiais, ele acaba sendo a grande atração dos finais de semana nas zonas urbana e rural dos municípios. Estamos falando do futebol amador e sua magia em conseguir envolver os esportistas durante o ano todo. Espaço normalmente utilizado para o lazer e até revelação de novos jogadores que acabam fazendo carreira profissional no futebol, essa também é uma porta aberta para outro seguimento, o de arbitragem.

Jovens árbitros se misturam a nomes experientes nas competições de bairro, e essa acaba sendo uma boa escola para fortalecer o conhecimento daqueles que pretendem seguir carreira na chamada “turma do apito ou da bandeira”, no segundo caso, dos assistentes de arbitragem, os antigos “bandeirinhas”. Em Mossoró existe até um trabalho voltado exclusivamente para esse seguimento com a Escola de Arbitragem Kaio Jefferson de S. Braz. Uma luta antiga do árbitro Josué Araújo que comanda a entidade.

Ao longo dos anos Josué e sua equipe trabalha em competições amadoras, seja ela com idade limitada ou aberta na categoria máster, sempre no intuito de garantir, mesmo para o futebol amador, uma arbitragem qualificada. Para isso ele mantém vivo o sonho da Escola de Arbitragem, inclusive buscando o seu reconhecimento legal.

ESCALA DE SERVIÇO

Atualmente sua equipe trabalha nas seguintes competições: Campeonato do CSU (Org: Zé Nonato e PIRU), sábado (11), 14h45, Cruzeiro Master Baraúnas x São Paulo, arbitragem de Sargento Bezerra, Moraes Suassuna e Marcos Sueldes; no domingo (12), às 07h45, Santa Delmira x Seleção Master Tibau, árbitros Marcos Sueldes, Kleber Alves e Carlos Ênio.

No Estádio Municipal Manoel Leonardo Nogueira, neste sábado às 15h45, tem o amistoso, categoria máster, interestadual entre o Baraúnas Master de Mossoró-RN e o Trairas FC de Fortaleza-CE. A arbitragem será de Henrique Alves, Gilberto Silva e Josué Araújo. No domingo, campo da RFFSA, 07h45, Aeroporto Master x Pau Branco Master, árbitro Benone S. Bezerra. Os contatos com a Escola de Arbitragem podem ser feitos através dos telefones (84) 9 8786 – 0335 (OI whatsApp), 9.9971 – 0323 (TIM), 9.9121-  7464 (Claro) e 9.8726-4840 (Vivo).

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support