Problema grave

Fome atinge 282 mil pessoas no Rio Grande do Norte

Problema da falta de comida chegou a 81 mil lares potiguares, 7,6% do total

A fome vem aumentando nos últimos anos no Brasil, com números expressivos e preocupantes no Rio Grande do Norte. De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018, a fome chegou a 81 mil lares potiguares, alcançando uma população de 282 mil pessoas.

Segundo a pequisa, a proporção de domicílios onde pelo menos uma pessoa teve fome cresceu 2,5 pontos percentuais entre 2013 e 2018 no Estado. A insegurança alimentar atingiu a 7,6% dos domicílios potiguares em 2018, aumento percentual de 2,5%, já que em em 2013, eram 53 mil domicílios nessa situação, o que equivalente a 5,1% do total.

Os dados são do módulo “Análise da Segurança Alimentar no Brasil”, da POF 2017-2018, divulgados nesta quinta-feira, 17/9, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nos 81 mil lares com insegurança alimentar grave moram 282 mil pessoas, mas para que o domicílio seja classificado nesse grau é necessário que, pelo menos, um morador tenha passado fome. Para a pesquisa, uma pessoa tem fome quando passa o dia inteiro sem comer por falta de dinheiro para comprar alimentos. Além da insegurança alimentar grave, há também os graus leve e moderado.

Ao somar todos eles, constata-se que 59% da população do Rio Grande do Norte vive com algum grau de insegurança alimentar. São 2 milhões de pessoas nessa situação.

PIOR ÍNDICE – O Rio Grande do Norte possui uma das três maiores proporções de domicílios com insegurança alimentar grave do Nordeste. O percentual de 7,6% coloca o estado potiguar na mesma posição que Alagoas (7,7%). Na região, o Maranhão (12,3%) lidera com ampla diferença. A média do Brasil (4,6%) é inferior à média do Nordeste (7,1%) no que diz respeito à insegurança alimentar grave.

A região Norte destaca-se, nessa perspectiva, com a maior proporção de domicílios com esse problema (10,2%), e o Amazonas é a unidade da federação com maior índice: 14,2%.

Os dados desta edição da POF foram coletados entre junho de 2017 e julho de 2018. Três módulos da pesquisa já foram divulgados em 2020: “Análise da Segurança Alimentar”, “Análise do Consumo Alimentar Pessoal” e “Avaliação Nutricional da Disponibilidade Domiciliar de Alimentos”. O IBGE divulgará outros módulos ainda neste ano.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support