FAZER PAUSA

A dica é, trabalhar e descansar. Isso significa, não manter o mesmo ritmo seja nas atividades pessoais do seu cotidiano ou nas tarefas profissionais, ou seja, fazer pausa. Agindo assim a tendência será por uma melhor qualidade de vida. Existe até quem indique, e acredita que isso é possível, aproveitar a própria pausa do trabalho. Isso mesmo, aqueles minutos em que você é liberado, pode muito bem aproveitar e realizar algo prazeroso, o que deixaria o ambiente de trabalho mais leve. No mínimo, vai valer apena tentar, pois não existe nada a perder, só a ganhar.

As vezes surge um dor, por mais leve que seja. Uma pequena mancha ou hematoma, enfim, outra dica, é preciso ficar atento e prestar atenção aos sinais que nos é dado pelo próprio corpo. Isso posto, reforçamos, faça uma pausa, aproveite o momento ao lado da família, dos amigos, das pessoas e no ambiente que você gosta. Ao final do dia, não tenha dúvida, sentiras os resultados positivos e com eles a vontade de repetir tudo outra vez, ou seja, fazer pausa. Pense nisso, faça isso, viva bem e seja feliz. Faça uma pausa.


DONOS DE MOTOS SEM CNH              

A situação da ilegalidade de alguns condutores de motocicletas me parece que explica bem o motivo da turma ser da irresponsável no trânsito. Cruzam o sinal vermelho, fazem ultrapassagem pela direita e, quando param, é quase sempre em cima da faixa de pedestre. Eis o motivo. Um levantamento divulgado no último dia 14 de julho, agora em 2025, pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) revelou que quase metade dos proprietários de motocicletas, ciclomotores, motonetas e triciclos no estado não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Assim pode transgredir a lei do trânsito sem preocupação com punição.

Seguindo aqui com os números da irregularidade, tudo de acordo com informes do Detran, 49,7% dos donos desses veículos não têm habilitação na categoria A, necessária para conduzir veículos motorizados de duas ou três rodas. Em números reais isso corresponde a 342.296 pessoas, em um total de 688.894 veículos registrados no RN que exigem essa categoria de habilitação. Certamente todos eles sabem que é uma infração gravíssima conduzir veículo sem habilitação legal. Cabe agora aos órgãos competentes, já que identificou, começar a punir os infratores.

O AMOR NÃO VENCEU EM SÃO GONÇALO

O silêncio dos inocentes úteis é quase sepulcral, mas, não tem como esconder um fato dessa natureza repleto de cenas de histerismo e agressão de todos os lados. A questão aqui diz respeito a distância entre o discurso do “amor e paz” na falácia dos militantes do PT e a prática, inclusive, em seu próprio ambiente. Tomo como exemplo a eleição para a presidência do diretório municipal do partido em São Gonçalo do Amarante, cidade do Rio Grande do Norte localizada na chamada região da Grande Natal. No domingo, 6 de julho, o evento que deveria ser um espaço democrático, terminou em gritos, empurrões e choro. A tensão foi total.

O motivo do conflito teria sido uma possível, acreditem, fraude. Deve ser por isso que a turma abomine falar em revisão eleitoral, ou seja, recontagem de votos. A queixa dos integrantes da chapa do candidato professor Quinho é de que, a candidata rival, Paula Tatiane, teria levado para casa dez envelopes com votos que não foram contabilizados oficialmente. O caso é grave.  Foi o suficiente para gerar revolta entre os presentes e, como o “amor não venceu”, os companheiros foram até a delegacia mais próxima registrar Boletim de Ocorrência, ou seja, deu BO na eleição municipal do PT de São Gonçalo do Amarante-RN. E tem mais, acreditem, pediram a anulação da eleição. Eles podem tudo. Acorda Brasil!

POR TRÁS DAS GRADES

O projeto literário denominado “Por Trás das Grades”, tendo afrente o ex-colega de redação do jornal O Mossoroense, jornalista, policial penal e também escritor Mário Morais, programa para o ano de 2025, mais três publicações. A boa notícia é que, uma delas, já poderá ser vista e adquirida durante a Feira do Livro de Mossoró, programada para acontecer no período de 11 a 15 de agosto próximo. E pelas informações que chegam, esse trabalho deverá contar a trajetória de Pedro Rocha Filho, ex-assaltante de bancos e fundador de uma das mais temidas quadrilhas de ataques a bancos e carros-fortes da região Nordeste. Aguardo confirmação do autor.

Como bem destacou recentemente em seu blog outro ex-colega de redação do jornal centenário, Luciano Oliveira, esse lá na cidade de Areia Branca, o escritor Márcio Morais já lançou quatro volumes e atravessou fronteiras. Ele conquistou leitores em vários estados brasileiros e países como Paraguai, Uruguai, Argentina, Portugal e Estados Unidos. As obras retratam histórias reais de jovens que se envolveram com o crime e acabaram no sistema prisional, servindo de alerta à juventude sobre os perigos do mundo do crime. Parece clichê, porém, é sempre bom lembrar – O crime não compensa. O trabalho de Márcio será exposto no espaço dedicado aos autores independentes na edição 2025 da Feira do Livro de Mossoró.

MARCUS LUCENA, SEMPRE ELE

Se o assunto é a cultura nordestina em terras de São Sebastião do Rio de Janeiro, ele é referência. Sempre ele, o mossoroense Marcus Lucena. A TV Globo no Rio de Janeiro mostrou uma série de reportagens em seu telejornal denominada de “Nordeste ao Rio”, destacando a migração dos nordestinos para a cidade do Rio de Janeiro. E, em sua última exibição lá estava ele, Marcus Lucena, na reportagem que mostrou a Feira de São Cristovão. Eu diria que, para a cultura do Nordeste no Rio, o mossoroense Marcus Lucena e sua importância vai além da feira que ele administra de forma competente.

Vou além sem medo de afirmar que Marcus hoje é referência da própria região Nordeste na cidade e no estado do Rio de Janeiro. Sem falar no fato deste atravessar fronteira e fazer aparições com sua música e poesia em eventos culturais realizados na cidade de São Paulo. Quanto ao documentário sobre os nordestinos no Rio, de acordo com avaliação de Marcus Lucena, a série foi muito bem conduzida, bem apresentada e bem editada, mostrando de forma positiva o processo de migração do Nordeste para a cidade do Rio de Janeiro, desde a chegada dos primeiros Paus de Araras até a celebração desse povo continuar firme na cidade, contribuindo com sua arte e cultura por um Rio Melhor. Marcus aproveitou para parabenizar à TV Globo, por esse momento tão lindo em sua telinha. E eu aproveito e acrescento – Valeu bichinho, o negócio foi porreta.

CURSOS TÉCNICOS GRATUÍTOS

Confia essa boa oportunidade. É o seguinte, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Rio Grande do Norte abriu período de inscrições para 510 vagas em cursos técnicos gratuitos presenciais nas cidades de Natal e Mossoró. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 30 de julho, pelo site do Senai RN. A seleção será realizada por ordem de inscrição, mediante envio da documentação exigida em edital. Fique atento aos prazos para não desperdiçar essa oportunidade. Os interessados precisam ficar atentos para um detalhe. As inscrições podem ser encerradas antes do prazo caso o número limite de inscritos seja atingido. Os cursos são destinados a pessoas a partir de 16 anos, com ensino médio concluído ou em andamento, conforme o curso escolhido.

As aulas começam no dia 18 de agosto em Mossoró e 7 de outubro em Natal, com duração aproximada de dois anos. Em Natal são oferecidas 45 vagas em cada curso. São eles: Técnico em Administração (2 turmas matutinas) – Carga horária: 820 horas; Técnico em Eletromecânica (vespertino) – Carga horária: 1440 horas; Técnico em Eletrotécnica (matutino e vespertino) – Carga horária: 1.260 horas e; Técnico em Refrigeração (vespertino) – Carga horária: 1.200. Já em Mossoró, todos no turno vespertino, com 40 vagas, cada. Os curso: Técnico em Administração – Carga horária: 820 horas; Técnico em Eletromecânica – Carga horária: 1440 horas; Técnico em Petróleo e Gás – Carga horária: 1.200 horas; Técnico em Segurança do Trabalho – Carga horária: 1.200 horas; Técnico em Refrigeração – Carga horária: 1.200 horas e; Técnico em Eletrotécnica – Carga horária: 1260 horas.

MENSAGEM

“Implorar seu desejo, sem ter fim, repetindo este mantra alegremente, na esperança de um dia, de repente, os seus olhos sorrirem para mim…”.

Cid Augusto (Trecho do poema, MANTRA. Natal/RN, 19/7/25.)

APENAS 01 DERRUBA 513

Olha, isso não é bom. Essa história de uma decisão monocrática derrubar a decisão de um colegiado no qual estão 513 deputados federais eleitos pelo voto do povo, é um sinal extremamente negativo. E o pior, a turminha que lá nos anos 60, 70 e 80, tomando estes com base, se queixava do regime militar, hoje apoia e até recorre a esse tipo de postura. Cuidado com o equívoco. Cuidado, muito cuidado para não seguires o caminho errado. A decisão monocrática do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre Morais é algo muito sério ao derrubar aquilo que decidiu o parlamento em relação ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Costumo disse que, certo ou errado, bom ou ruim, o parlamento foi eleito pelo voto, e não por imposição ou indicação de uma única pessoa, por isso precisa ser respeitado. No meio da disputa tem a tal da “Carta Magna”, a Constituição Federal que também foi atropelada no seu quesito, independência entre os poderes. A sorte ou falta dela, é o fato do povo brasileiro, para não dizer outra coisa, vou citar que é pacífico. Do contrário estaríamos vivendo dias mais difíceis com as ruas tomadas. Se a postura do governo militar era ditadura, então, o que estamos vivendo nos dias de hoje? O governo não tem maioria no Congresso Nacional e resolve se aliar ao judiciário logo, nada mais, nada menos, com STF. No caso do IOF foi uma decisão monocrática, aguardemos agora a postura do restante da Corte. Mesmo com um povo, digamos, pacífico, o momento é delicado.

BARAÚNAS PERDE NO TAPETÃO

Derrotado no tapetão, quando tentou retornar a primeira divisão via ação na justiça esportiva, o Baraúnas terá que jogar a segunda divisão e, no campo, tentar uma vaga na elite do futebol do Rio Grande do Norte na temporada 2026. Os dirigentes do tricolor queriam tirar a vaga do Globo, alegando que o time de Ceará-Mirim havia disputado a temporada 2025 de forma irregular com o seu CNPJ inativo. O auditor do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD/RN), Laumir Correia Fernandes, considerou a denúncia improcedente.

Pela decisão do auditor fica a impressão que os representantes do Baraúnas jogaram na base do “se colar, colou”. Isso levando em consideração o fato de que não existe base normativa, segundo o auditor, para levar adiante essa denúncia. Disse ele: “Considerando que a matéria objeto da denúncia não encontra amparo no regulamento vigente, nem corresponde a infração disciplinar prevista no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), não se verifica justa causa para a instauração de processo disciplinar”. Por fim, completa: “Ante o exposto, determino o arquivamento da presente denúncia, por ausência de previsão normativa que sustente a pretensão deduzida”. Ante o exposto, digo eu da coluna Repercutindo, resta ao Baraúnas participar da reunião dia 05 de agosto com a presença dos clubes confirmados na segundona.

NOGUEIRÃO NO RITMO DO BICHO PREGUIÇA

E o bicho preguiça do futebol mossoroense, reconstrução do estádio Nogueirão, deu mais um passo. E esse passo tem nome, leia-se, licitação. E o edital diz o seguinte: Processo Administrativo nº 02/2025. Tipo: Maior Lance ou Oferta Global. Objeto: Concessão onerosa para uso do imóvel situado na Av. João da Escóssia, s/n, Nova Betânia, do município de Mossoró, visando a construção e exploração comercial de Estádio e áreas adjacentes, incluindo estudos, projetos, regularização, operação, manutenção e gestão do novo empreendimento. Propostas: Entrega até 03/09/2025 às 08h59. Abertura da Sessão em 03/09/2025 às 09h00 no site www.portaldecompraspublicas.com.br. Edital disponível no referido site e www.prefeiturademossoro.com.br.

No mais só resta esperar pelo dia 03 de setembro para, existindo proposta, abrir o envelope e fechar o processo de negociação e, as partes combinando, iniciar a obra. A prefeitura continua fomentando a promessa de que será o maior projeto esportivo da história do município e, é claro, estamos na torcida que realmente seja assim. O município também garante que o novo estádio será erguido no mesmo endereço do Nogueirão, em Nova Betânia, com estrutura moderna, acessível e preparada para receber grandes eventos esportivos, culturais e comerciais. A concessão prevê que a empresa vencedora fique responsável por projetar, construir, operar e manter o equipamento, sem custo para os cofres públicos. Aguardemos então.


DICA LEGAL – SUSPENSÃO DO DIREITO DE DIRIGIR

A lei já existe o que falta é colocar em prática de maneira mais contundente, já que as infrações acontecem no cotidiano das cidades. Um exemplo de reação vem acontecendo a partir do dia 14 de julho de 2025 na cidade de Porto Alegre. Nessa data teve início fiscalização no trânsito tendo como base o Artigo 218, inciso III, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ou seja, o próprio município dará início à abertura direta de processos para a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de motoristas que forem flagrados circulando a mais de 50% acima do limite de velocidade permitido nas vias de Porto Alegre.
Vamos reforçar que é sempre importante que os condutores estejam cientes dessa infração e das consequências para evitar situações de risco e penalidades. O objetivo dessas penalidades é coibir o excesso de velocidade e promover a segurança no trânsito, reduzindo o risco de acidentes graves. O artigo 218, inciso III, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) trata da infração por excesso de velocidade superior a 50% do limite permitido. Essa infração é considerada gravíssima e acarreta multa multiplicada por três, suspensão do direito de dirigir e apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Fica o recado – Desacelere. Seu bem maior é a vida.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support