Alvo

Ex-presidente Lula se torna réu pela sexta vez

A acusação é por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do sítio de Atibaia. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda é alvo de inquéritos na Justiça Federal no Paraná e em Brasília.

Réu pela sexta vez – agora por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do sítio de Atibaia -, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda é alvo de inquéritos na Justiça Federal no Paraná e em Brasília.

O petista, um dos presidentes mais populares do País, exerceu dois mandatos consecutivos (2003-2010). Lula foi denunciado criminalmente seis vezes pelo Ministério Público Federal.

Nesta terça-feira, 01º, o juiz Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, acolheu a acusação do caso do sítio de Atibaia – supostamente, o petista foi contemplado com uma propina de R$ 1,020 milhão das empreiteiras OAS e Odebrecht e do pecuarista José Carlos Bumlai, valor referente às obras de reforma da propriedade.

Hoje, em primeira instância judicial, o petista responde ao todo a cinco ações penais, duas na Justiça Federal em Curitiba e três em Brasília.

Em 12 de julho, o ex-presidente foi condenado por Moro a nove anos e seis meses de prisão no caso triplex – nesta ação, Lula foi absolvido das imputações de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o armazenamento do acervo presidencial, ‘por falta de prova suficiente da materialidade’.

Agência Estado

Notícias semelhantes