EU AMO PEIXE
No mínimo é para pensar. Estava ouvindo uma entrevista na rádio Nacional de Brasília, na qual a filósofa Lúcia Helena Galvão respondia perguntas em torno do tema – Uma visão filosófica do amor – e no meio da conversa, quando falava sobre uma pessoa amar alguém e assim ser possível amar todas as coisas, ela citou um comentário de um sacerdote, sem debruçar de qual seguimento religioso. Disse ela: “Um sacerdote encontrou em seu caminho uma pessoa comendo peixe e essa, olhando para ele disse, eu amo peixe”. Eis que, respondeu o sacerdote, “não, você não ama. Se amasse não comeria, deixaria o peixe na água para viver”.
O sacerdote seguiu com sua resposta dizendo o seguinte: “Na verdade você gosta do peixe para satisfazer suas necessidades de alimentação, ou seja, satisfazer seus próprios desejos”. Realmente, quem ama não mata. Então, se você realmente alma alguém, também poderá, no entendimento filosófico do amor, amar as demais criaturas. Como já foi posto, é no mínimo para pensar e diferenciar, o que é amar ou apenas gostar de algo ou alguém no sentido de satisfazer o seu próprio desejo, e não pensar nos dois quando realmente se fala de amor. Se não entendeu de forma direta ou não chegou ainda a nenhuma conclusão sobre uma visão filosófica do amor, tudo bem, a intenção é essa mesmo. Na filosofia é preciso pensar. Provocação pura.
SAÚDE SEM DISPUTA PARTIDÁRIA
Nos últimos dias tem se agravado a crise na saúde pública do Rio Grande do Norte, sob a batuta do governo estadual e municípios. Greve de servidores, equipamentos quebrados, cirurgias canceladas e falta de insumos básicos para um atendimento digno da população. É chegado o momento de retirar a camisa partidária e vestir o “jaleco” e na sequência enxergar a saúde como algo superior a tudo e que necessita de recuperação urgente.
Aqui entra também a grande responsabilidade dos municípios que devem reforçar o atendimento base em suas sedes para evitar o envio de pacientes, por qualquer motivo, para os hospitais regionais em diferentes regiões do estado, como é o caso do HRTM em Mossoró, ou até mesmo para Natal, no Walfredo Gurgel. Por questões partidárias não se pode imputar apenas a um ente público a responsabilidade de resolver tudo. Deixem os hospitais regionais para casos mais graves e aqueles de menor complexidade sejam tratados, por exemplo, em uma UPA. Aproveitando também para cobrar do governo federal mais assistência traduzida em recursos para que esse serviço que cuida do bem maior, a saúde, não entre em colapso definitivo.
FOI GOL, NÃO FOI E, FOI GOL
O debate não gira em torno se é preciso manter ou retirar a tecnologia do Árbitro de Vídeo (VAR) do futebol, e sim os inúmeros problemas que estão sendo criados por conta das tais recomendações que vão além das regras já existentes. E agora a questão saiu do campo da queixa dos jogadores, dirigentes, treinadores e da mídia, se espalhando entre os próprios árbitros. Isso mesmo, já tem árbitro pedindo mudanças pois não suportam mais tantos problemas e críticas pesadas a cada rodada do futebol brasileiro.
Alguns até já pedem mudança no comando da arbitragem nacional, acreditando que falta alguém com mais preparo e credibilidade para orientar o que deve ou não ser feito. No jogo Vasco e Botafogo, da Série B, o árbitro de vídeo junto com a arbitragem de campo, confirmou, anulou e voltou a confirmar um gol do Ceará, três vezes. Ficou assim: foi gol, não foi e, foi gol. Um absurdo que demanda tempo, dúvidas sobre a lisura do trabalho e muita irritação das partes envolvidas, no caso, o clube afetado com a decisão e o seu torcedor. Bagunçou geral, pois não estão sabendo usar, digamos assim, a tecnologia. Para não falar outra coisa que envolva manipulação de resultado.
SINAL ABERTO NA TV CÂMARA
A TV Câmara Mossoró vai operar em sinal aberto digital no canal 20. A faixa foi consignada para Mossoró, na portaria nº 3.703 do Ministério das Comunicações, publicada no Diário Oficial da União, edição do dia 9. A medida é fruto de pleito do presidente da Câmara, Lawrence Amorim, e do prefeito Allyson Bezerra ao ministro das Comunicações, Fábio Faria. Em pronunciamento durante sessão do legislativo mossoroense, Lawrence destacou a consignação do canal como um importante avanço. Ele também garantiu que continua trabalhando para permitir ao povo assistir à TV Câmara Mossoró em sinal aberto.
A consignação é mais um passo para a conquista do sinal aberto. A próxima e última etapa será o licenciamento técnico da emissora legislativa, via Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O Ministério das Comunicações consignou o canal 20 em Mossoró à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com quem a TV Câmara fará convênio para ser retransmissora da TV Brasil. Rede de televisão pública do Poder Executivo Brasileiro, a TV Brasil pertence à EBC. As duas emissoras – TV Câmara Mossoró e TV Brasil – terão programação compartilhada, em sinal aberto. Com isso, qualquer cidadão poderá assistir à TV Câmara, através de um simples televisor com o conversor digital. Hoje, a emissora é disponível na TV paga (canal 23.2 TCM Telecom) e no Youtube. (Fonte: Diretoria de Comunicação da CMM).
POTIGUAR MONTA ELENCO
Correta decisão da diretoria do Potiguar de Mossoró ao começar a montagem do elenco para o Campeonato Estadual 2022. O certame norte-rio-grandense tem sua largada programada para o dia 9 de janeiro e o tempo é curto para contratar, treinar e deixar tudo pronto para a sua estreia. O primeiro nome foi anunciado na noite da quinta-feira, 11, com a contratação do goleiro Alan Faria. Jogador experiente, 38 anos, que retorna para a sua segunda passagem no pelo Potiguar. Ele vestiu a camisa do Time Macho no Campeonato Brasileiro da Série D em 2013.
De certa forma essa é uma situação positiva, o fato de já conhecer a realidade local. Ganha ele e o clube sem a necessidade, por exemplo, de adaptação. Outra vantagem com essa contratação é o fato do atleta se manter em atividade. Agora, no segundo semestre, ele defendeu o Vilavelhense/ES, na Copa Espírito Santo. Aguardar agora pela sequência dos trabalhos e, que a diretoria alcance sucesso em suas investidas trazendo jogadores que honrem a camisa do alvirrubro.
CHEGA DE RACHADINHA
Agora é pra valer a entrada do ex-ministro Sérgio Moro no mundo da política eleitoral, ato que se oficializou com a sua filiação ao partido Podemos, na última semana. O também ex-juiz, lembrou sua luta contra a corrupção, citando a Operação Lava-Jato, além de ações, como ministro da Justiça e Segurança Pública, que segundo ele diminuiu a criminalidade. O seu discurso ao chegar ao Podemos ganhou maior destaque na sequência dos “chegas”.
Disse ele na oportunidade: “Chega de corrupção, chega de mensalão, chega de petrolão, chega de rachadinha. Chega de orçamento secreto. No fim, chega de querer levar vantagem em tudo e de enganar o povo brasileiro”, afirmou. Vou aproveitar e destacar apenas um dos “chegas”, aquele que diz, “chega de rachadinha”. Pois é, apesar de tudo que foi e vem sendo feito, ainda tem autoridade insistindo nessa prática. Infelizmente, embora existam aqueles que digam não, sempre aparece alguém com disposição para topar a safadeza bancada pelo erário que, inclusive, é crime. É melhor parar, pois um dia a sua casa pode cair.
MENSAGEM
“Eu não sei o que quero ser, mas sei muito bem o que não quero me tornar”.
Friedrich Nietzsche
QUALIFICANDO PARA MELHOR ATENDIMENTO
Iniciativa positiva em favor do coletivo humano. Gestores da rede de cuidados à pessoa com deficiência no Rio Grande do Norte participaram na quinta-feira (11), da oficina de capacitação realizada no Instituto Santos Dumont, em Macaíba-RN. A equipe da Associação Beneficente Nossa Senhora da Conceição (ABENÇÃO) esteve presente. A coordenadora-geral Nadja Diógenes liderou a representação da entidade, composta ainda pelo coordenador da Oficina Ortopédica da entidade, Renato Silveira, pela coordenadora técnica Najara Diógenes, pelo assessor de Relações Institucionais, Alexandre Aquino, e pela assessora financeira Samaria Lima.
Promovida em parceria pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do RN (Sesap), a oficina tem o propósito de qualificar administradores e operadores de instituições públicas e privadas que atendem pelo SUS às pessoas com deficiência no Estado. A ABENÇÃO é uma dessas instituições. Com sede em Pau dos Ferros, a Associação atende a pacientes de mais 37 municípios da região Alto Oeste e, de acordo com os seus gestores, vai expandir nos próximos meses sua atuação também para a Região Metropolitana, conhecida como Grande Natal, e para Mossoró e o seu entorno. A coordenara-geral Nadja Diógenes, explicou que a participação na oficina ajuda a sua equipe trocar experiência e aprimorar suas ações. A entidade, lembra ela, tem quase 30 anos de uma história consolidada de serviços prestados a potiguares e em breve irá ampliar o alcance dos seus atendimentos para mais regiões no Estado. Ótima notícia.
FAÇA O QUE EU DIGO, NÃO O QUE EU FAÇO
O sujeito canta em verso e prosa a mensagem de desarmamento das pessoas, porém isso não vale para ele, ou seja, faça o que eu digo e não o que eu faço. E joga tudo pelo ralo. Isso posto, como é um dos assuntos do momento, faço referência ao caso que envolve o ex-coordenador de Análises Criminais do governo potiguar, Ivênio Hermes. A mesma pessoa que defendeu o desarmamento, aparece empunhando um revolver e uma pistola atirando contra um família inteira.
O sujeito é ruim em análises criminais. Achar que deve tomar atitude tão extrema contra crianças que apertaram uma campainha, não me parece “elementos” e crime tão graves para ser resolvido assim. Como consequência já tem gente defendendo que o caso seja transformado e analisado como tentativa de homicídio. A situação é gravíssima e, como já foi dito, o senhor Ivênio jogou tudo pelo ralo em relação a reputação que havia construído em sua vida e, caiu a máscara, da falsa luta para desarmar a população. Aviso aos navegantes desta nau, política é para os fortes, quem tem carne fraca, se trai sem precisar de tortura.
O TEMPO FECHOU NA PAMN
Não vou declinar nomes e, se possível, também não citarei cargos já que a nota não tem nenhuma assinatura assumindo sua autoria, porém diz que podem tornar pública todas as denúncias e envolvidos, caso o quadro não mude. O problema, segundo relatos que circulam nas redes sociais, estaria acontecendo na Penitenciária Agrícola Mário Negócio (PAMN) em Mossoró.
Fala-se em facilidades para presos, inclusive perigosos, e também em fugas não divulgadas. Outro problema seria a disciplina. Quando um agente preocupado com a situação impõe a forma correta de trabalho, esse é advertido e o ato revogado. O alerta feito pelas redes sociais vai direcionado como alerta a todos os policiais penitenciários do Rio Grande do Norte. A nota fala na facilidade de celulares na penitenciária e até visitas íntimas na área administrativa. Muito grave e por isso estou aguardando dados oficiais para melhor comentar a situação. Fica o alerta para as autoridades responsáveis pela Penitenciária Mário Negócio. Tem algo errado acontecendo, ou não?
DICA LEGAL – DIREITO À SAÚDE
O noticiário traz, diariamente, notícias relacionadas com a questão da saúde da população, em particular citando a deficiência em seu atendimento o que acaba levando as pessoas para os planos particulares. Porém, nem todos reúnem condições para isso. Sendo assim, reforça-se a luta por um melhor atendimento na saúde pública, seja qual for o nível de governo, afinal, esse é um direito que consta até mesmo na Declaração Universal dos Direitos Humanos e, no contexto brasileiro, na Constituição Federal.
A nossa “Dica Legal” lembra que a saúde consta na Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, no artigo XXV, trazendo como definição que todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar-lhe e a sua família, saúde e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis. E trazendo para o ambiente do Brasil, é dito que, o direito à saúde foi uma conquista do movimento da Reforma Sanitária, refletindo na criação do Sistema Único de Saúde (SUS) pela Constituição Federal de 1988, cujo artigo 196 dispõe que “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”. Se ligue na dica.