Estudo de professores da UERN recomenda lockdown em 3 cidades do RN
Trabalho traz orientação para municípios em relação ao isolamento social adequado a cada realidade epidemiológica
Um estudo realizado pelos professores Gutemberg Henrique Dias, Filipe da Silva Peixoto, José Alexandre Berto de Almada e Fabio Ricardo Silva Beserra, do Departamento de Geografia (DGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) traçou o perfil das medidas que cada município potiguar deve tomar para conter o avanço da covid-19.
O trabalho elaborou duas fórmulas para apresentar o perfil do que deve ser recomendado para as cidades. Ao final, sugere o tipo de isolamento para cada realidade vivida pelos municípios em relação à pandemia. O estudo aponta, por exemplo, que cidades como Mossoró, Apodi e Alto do Rodrigues deveriam ter lockdown.
Na primeira fórmula, o coeficiente de letalidade, são cruzados os dados como números de óbitos com o de novos casos confirmados. Já no coeficiente de incidência se comparam os números de casos confirmados com o de população de risco.
Os dois coeficientes foram comparados com os índices de ocupação de leitos chegando à Taxa de Risco. “A combinação de variáveis apresenta o grau de risco da Covid-19 no contexto do Rio Grande do Norte, em cinco níveis: muito baixo; baixo; médio; alto e muito alto”, diz o estudo.
A partir desses números foi possível elaborar os níveis de isolamento sugeridos que variam de flexível a máximo (lockdown) passando por intermediário e médio.
Desta forma o estudo recomenda isolamento social máximo para cidades como Mossoró e Apodi, Alto para Natal, médio para Ceará-Mirim e baixo para Angicos.
“Em relação a introdução de lockdown nas regiões de isolamento o estudo propõe que caso a taxa de incidência e letalidade cresçam durante duas semanas epidemiológicas (SE) consecutivas que as autoridades de saúde decretem a paralisação de todas as atividades no âmbito do município liberando apenas as essenciais com restrições rígidas”, diz o estudo.
Para elaboração do trabalho foram usadas informações do Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN).
Veja o nível de isolamento sugerido por cidades
Cidade Nível de isolamento
Açu Alto
Alto do Rodrigues Máximo
Angicos Baixo
Apodi Máximo
Natal Alto
Santo Antônio Médio
São José de Mibipu Médio
Caicó Baixo a médio
Canguaretama Médio
Ceará-Mirim Médio
Currais Novos Muito baixo a baixo
Goianinha Muito baixo
Guamaré Alto
João Câmara Baixo a médio
Mossoró Máximo
Nova Cruz A lto
Patu Médio
Pau dos Ferros Baixo a médio
Santa Cruz Muito baixo
São Paulo do Potengi Baixo a médio
(Fonte: REGIC, 2018; Autores – 2020)
Veja o estudo completo NOTA-TÉCNICA-COVID-19-N.-001_2020_Rev_3