Educação

Estudantes de escolas públicas do RN participam de competição nacional de poesia

Três alunos (as) de Mossoró e um de Natal, todos (as) de escolas estaduais, disputam o Slam Interescolar Nacional no domingo

Quatro estudantes de escolas públicas do Rio Grande do Norte vão disputar um campeonato nacional de poesia e performance no próximo domingo (13), o Slam Interescolar Nacional. São três representantes de Mossoró e um de Natal neste evento nacional, que acontecerá de modo online e poderá ser acompanhado no Youtube do Slam da Guilhermina, a partir das 15h.

Na categoria ensino fundamental II, irão participar as estudantes Maria Clara “Rinkashikika” e Clara Itauanna, ambas são alunas da Escola Estadual 30 de Setembro, de Mossoró. Na categoria ensino médio, Jongozú da Escola Estadual Moreira Dias, de Mossoró e Bagdá da Escola Estadual Nestor Lima, de Natal, são os representantes do Rio Grande do Norte.

O poetry slam (batalha de poesia) é um gênero literário de poesia e performance em constante crescimento no Rio Grande do Norte, em que poetas, geralmente de periferias, têm realizado eventos em auditórios, teatros, praças, escolas e universidades, como também participado de publicações de livros.

Essa é a primeira vez que o Rio Grande do Norte integra o circuito nacional de âmbito escolar. O Slam Interescolar Nacional geralmente acontece em modo presencial, na cidade de São Paulo, mas dessa vez irá ocorrer de modo online, devido à crise do Covid-19. O endereço para acompanhar o evento nacional é www.youtube.com/slamdaguilhermina. A disputa do ensino fundamental ocorre às 15h e do ensino médio às 17h.

As alunas do ensino fundamental II conheceram o Slam no ano passado, quando participaram de uma gincana de poesia, que gerou o livro coletivo A Descoberta do Cordel, coordenado pela professora de literatura, Samara Galvão. Nesta semana, participaram de oficinas e de uma seletiva estadual, sob coordenação do fundador do Slam Mossoró e Slam RN, Carlos Guerra Júnior, o Mossoró RAPentista.

Os representantes do ensino médio já possuem experiência no campo da arte, tanto no slam, como na música rap. Bagdá é participante ativo do Slam Rima Centra 084 em Natal e disputou as finais do Slam RN aberto em 2019 e 2020, além de possuir várias músicas de rap gravadas e já ter realizado vários shows de rap. Ele inclusive integra o projeto Barras Maning Arretadas, com rappers de 28 países.

Já Jongozú lançou recentemente o EP Afropotyguar, em parceria com o seu irmão @vittopoeta. O trabalho mescla as raízes culturais africanas e potiguares para formar a música rap. Além disso, Jongozú disputou a competição interestadual de poesia Slam do Conhecimento e é participante ativo na gincana de poesias da escola onde estuda, o Moreira Dias.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support