Vandalismo

Estrutura da comporta da barragem de Lucrécia é isolada após depredação

A partir de agora, a parede do açude ficará sob vigilância permanente

Após atos de depredação na estrutura da comporta da Barragem de Lucrécia, o Governo do Estado, em uma ação integrada entre Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), Defesa Civil e Polícia Militar, isolou a área nesta quinta-feira (13). A partir de agora, a parede do açude ficará sob vigilância permanente para evitar novos atos de vandalismo.

Após estudos e visita dos engenheiros especialistas do Painel de Segurança de Barragens ao reservatório de Lucrécia, foi recomendado ao Governo que a barragem só deveria armazenar 30% de sua capacidade, já que foi detectada uma deformidade em uma das paredes que ameaça a segurança do manancial.

A medida foi reforçada pelo Banco Mundial, que através do acordo de empréstimo financiou as obras de reparo realizadas em 2018. Acatando as orientações, e após as chuvas das últimas semanas e ganho de água no açude, o Governo abriu a comporta para escoar água. Uma medida preventiva que visa tão somente garantir a segurança de todos que moram no entorno da barragem.

Após os atos de vandalismo, a Semarh registrou boletim de ocorrência e comunicou ao Ministério Público Estadual para que seja apurada a responsabilidade pela depredação.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support