Vandalismo

Estrutura da comporta da barragem de Lucrécia é isolada após depredação

A partir de agora, a parede do açude ficará sob vigilância permanente

Após atos de depredação na estrutura da comporta da Barragem de Lucrécia, o Governo do Estado, em uma ação integrada entre Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), Defesa Civil e Polícia Militar, isolou a área nesta quinta-feira (13). A partir de agora, a parede do açude ficará sob vigilância permanente para evitar novos atos de vandalismo.

Após estudos e visita dos engenheiros especialistas do Painel de Segurança de Barragens ao reservatório de Lucrécia, foi recomendado ao Governo que a barragem só deveria armazenar 30% de sua capacidade, já que foi detectada uma deformidade em uma das paredes que ameaça a segurança do manancial.

A medida foi reforçada pelo Banco Mundial, que através do acordo de empréstimo financiou as obras de reparo realizadas em 2018. Acatando as orientações, e após as chuvas das últimas semanas e ganho de água no açude, o Governo abriu a comporta para escoar água. Uma medida preventiva que visa tão somente garantir a segurança de todos que moram no entorno da barragem.

Após os atos de vandalismo, a Semarh registrou boletim de ocorrência e comunicou ao Ministério Público Estadual para que seja apurada a responsabilidade pela depredação.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...