Estado nem sempre protege

A fuga quase sem fim de Lázaro Barbosa, que ficou conhecido como o “serial killer de Brasília”, e o período após sua localização, expôs vias redes sociais uma situação que merece reflexão. Andei lendo com frequência a frase que dizia – O Estado nem sempre consegue proteger, não terceirize a segurança de quem você gosta. Em análise curta podemos entender que o aparelhamento da segurança pública e o preparo do seu pessoal não é o adequado, como também podemos interpretar como reforço a campanha pelo armamento da população.

Quando diz, “não terceirize a segurança”, eu passo a entender que as pessoas precisam estar armadas para defender, por exemplo, sua família e patrimônio. Até mesmo agentes da segurança andaram postando a frase, e isso é que nos preocupa mais, pois estamos falando de alguém que conhece a realidade. Não vou dizer que cheguemos a tanto, porém é preciso se cuidar e não ficar apenas na dependência do Estado e a sua estrutura de segurança que, em sua base, também é formada por seres humanos passíveis de falha, embora a meta seja acertar sempre. Creio que seja esse o objetivo. No mais, a corrida para localizar Lázaro mostrou bem essa deficiência de estrutura do Estado que nem sempre protege.


TV CÂMARA EM CANAL ABERTO

O presidente da Câmara, vereador Lawrence Amorim (SD) confirmou avanços na negociação para a transmissão da TV Câmara Mossoró em canal aberto. A TV também vai contar com uma nova estrutura, equipamentos e estúdios modernos. O primeiro contato com esse objetivo aconteceu no dia 16 de junho, quando entregou um ofício ao ministro Fábio Faria, solicitando equipamentos e apoio.  Na terça-feira, 29, o presidente da CMM participou de uma reunião remota com o secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Maximiliano Salvadori Martinhão, o diretor de Outorga e Pós-Outorga do Ministério das Comunicações, William Ivo Zambelli. Na reunião foi encaminhada a outorga de sinal aberto por consignação com o Governo Federal, em parceria com EBC.

Lawrence Amorim destacou que a TV Câmara Mossoró é uma das prioridades da sua gestão por acreditar que o canal aberto vai aproximar mais a população dos trabalhos no legislativo. Atualmente, a emissora funciona em sinal fechado, no canal 23.2 da TCM. Além de melhorar a programação, a nova fase da TV Câmara Mossoró vai trazer mais economia à Fundação Aldenor Nogueira, responsável pela TV, de cerca de 50% ao eliminar a necessidade de uma empresa terceirizada. Os equipamentos e o contrato dos profissionais que atuarão na TV serão feitos diretamente pela Fundação. A previsão é de que a outorga para o sinal aberto deve ser concedida em 90 dias. (Com informações da jornalista Amanda Balbi – Assessoria da CMM).

IMPRUDÊNCIA NA ESTRADA

Paralelo ao movimento pela duplicação da BR-304, trecho entre Mossoró e Natal, é preciso também cobrar mais educação no trânsito. Independente de duplicação, esse é um problema recorrente e o principal responsável pelos acidentes na estrada, ou seja, a falta de educação ao volante. Tem muitos irresponsáveis dirigindo e colocando sua vida e a vida de terceiros em risco.

A cada viagem que faço entre Mossoró e Natal, infelizmente, registramos várias atitudes de extrema irresponsabilidade. Principalmente nas ultrapassagens quando pouco importa se no sentido contrário vem ou não outro veículo. Fica a impressão que alguns aguardam a vinda de outro carro para fazer a ultrapassagem. O resultado é sempre alguém buscando o estacionamento lateral para evitar a batida frontal. Como sou testemunha de inúmeras campanhas educativas já realizadas, é chegado o momento de aumentar a fiscalização e punição. No bolso e na liberdade.

ATIRANDO COM PÓLVORA ALHEIA

O título acima bem que poderia ser – A vida é feita de oportunidades. Caberia certinho e aqui a ideia não é criticar a postura, apenas mostrar que na política é preciso saber viver. E uma coisa é certa, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (SD) sabe fazer isso muito bem. Aliás, já mostrou essa habilidade, sua e dos seus assessores, quando aproveitaram o deslize terrível da então candidata à reeleição, Rosalba Ciarlini, ao chama-lo de “menino pobrezinho”. Ela entregou de bandeja um excelente tema para o marketing da campanha.

Lembro que Aluízio Alves sabia, como poucos, aproveitar a “inocência” dos seus adversários. Votando ao atirando com pólvora alheia ou a vida é feita de oportunidades, quero citar a vacinação em Mossoró seguida da doação de alimentos. A vacina vem do governo federal e o alimento do povo que faz a doação, porém no momento da entrega quem aparece é o prefeito Allyson na condição de doador. E tem o discurso dos seus seguidores lembrando que as pessoas choram quando recebem “do prefeito” a doação. Atira com pólvora alheira, porém a vida é feita de oportunidades, e na política não é diferente. Aqui não é crítica, é reconhecimento a uma habilidade. Se é certa ou não, cada um que tire suas conclusões.

ECONOMIZE ENERGIA E ÁGUA

Além do distanciamento social, usar máscara e higienizar as mãos, existem mais duas recomendações, a economia de energia é agua. Fiquemos todos atentos para a possibilidade real de uma crise hídrica, principalmente na base geradora de energia elétrica por conta do período de seca. Façamos nossa parte economizando, vai até fazer bem ao bolso. Pense nisso.

Na questão da água, por exemplo, evitar o uso exagerado para lavar uma calçada. Até você que tem poço em casa, e não são poucos, tem a obrigação de economizar. E não tem essa de “eu não pago”, você gasta duas vezes ao desperdiçar o chamado precioso líquido e ao acionar a bomba na rede de energia elétrica. Vamos economizar que o caso é sério.

CLÍNICA VETERINÁRIA FILANTRÓPICA

Mossoró pioneira. Desta vez a iniciativa é do vereador Pablo Aires (PSB) que lançou a primeira clínica veterinária filantrópica do Rio Grande do Norte. A clínica vai reforçar o trabalho do Instituto Ampara, uma Organização não Governamental (ONG) que também foi idealizada pelo próprio vereador, e realiza um trabalho de resgate de animais em Mossoró. A causa animal tem sido a principal bandeira de luta do parlamentar.

Definindo a clínica como um sonho realizado, Pablo Aires comemora o fato de Mossoró agora contar com esse espaço que cuidará de animais domésticos os quais seus donos não possuem condições financeiras para procurar atendimento veterinário quando necessário. A proposta é de fechar parcerias com clínicas veterinárias, laboratórios além da contribuição da população que puder ajudar doando ou sendo voluntário. Os interessados em conhecer o trabalho da instituição podem acessar o Instagram do vereador (@pabloairesrn) ou da própria clínica (@ClinicaAmpara). O funcionamento será no horário comercial.

MENSAGEM

“Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida”.

Platão

FUTEBOL TENTANDO SOBREVIVER

Em outros momentos festejamos aqui o fato das equipes do Mossoró Esporte Clube (MEC) e o Baraúnas estarem dispostos a participar da Série B do Campeonato Estadual no Rio Grande do Norte que dará ao seu campeão uma vaga na Série A do próximo ano. Porém o leque é bem maior e, que bom, o futebol potiguar tenta sobreviver apesar das dificuldades de ordem financeira, em particular.

Além dos dois times de Mossoró, também querem disputar essa vaga na elite duas equipes caicoenses, no caso o Corinthiahs que já foi campeão do Estado e o Caicó Esporte Clube. Da cidade de Currais Novos outro que tenta retornar ao cenário profissional do futebol é o Potyguar, esse com “Y”. De Natal estão renascendo o Riachuelo, Atlético Potiguar e Atlético Potengi, além do Parnamirim, outro que já disputou o estadual. Votos de sucesso ao futebol do RN que tenta sobreviver.

RETOMADA PRESENCIAL NA CMM

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Mossoró resolveu retomar as sessões ordinárias e outras atividades presenciais. A decisão já foi oficializada e o acesso, apesar da medida, continua restrito em razão da pandemia de Covid-19, permitido dois assessores por gabinete em forma de rodízio e, no plenário e nas galerias, um assessor, acompanhando vereador ou vereadora. Profissionais de mídia terão acesso à galeria de imprensa e visitantes precisarão de agendamento prévio ou autorização de vereador ou vereadora, na portaria da Câmara Municipal de Mossoró.

Continuam obrigatórios aferição de temperatura corporal, distanciamento social, uso de máscara, higienização de ambientes, oferta de álcool 70%, entre outros. As atividades administrativas serão retomadas no horário habitual, de segunda a sexta-feira, no expediente corrido de 7h às 13hs, podendo ser estendido em casos de serviços essenciais. Cada chefe de setor deverá promover rodízio entre os servidores técnico administrativos, com a presença mínima de 50% deles, enquanto perdurar atividades restritas por causa da Covid-19. (Informações jornalista Regy Carte – Assessoria CMM).

REVITALIZAÇÃO DO RIO APODI-MOSSORÓ

Esse já é um tema recorrente, a revitalização do rio Apodi-Mossoró. A cada governo que entra, seja ele municipal ou estadual, a discussão é aberta e, infelizmente, até hoje não concluída com o seu propósito inicial. Porém, como vivemos também de esperança, vamos renova-la no sentido de que agora a coisa é séria. Um grupo formado por representantes da prefeitura de Mossoró e do governo do Estado promoveu um encontro no último dia 02 para renovar a discussão.

A importância do rio ninguém discute, principalmente as pessoas, assim como eu, que teve o privilégio de desfrutar de suas águas quando não eram poluídas. Sabemos também da complexidade da recuperação, por isso entendemos quando o grupo de trabalho fala em ações a curto, médio e longo prazo. O importante é começar e sustentar, só assim poderemos acreditar que algo realmente será. Desejo sucesso ao grupo da linha de frente e também defendo que toda a sociedade mossoroense se envolva na luta.


DICA LEGAL – VISÃO MONOCULAR

Para efeitos de aposentadoria, agora é lei. E essa situação é recente, a partir do dia 23 de março de 2021 a Visão Monocular foi classificada como deficiência sensorial, do tipo visual através da Lei nº 14.126/2021. E o que isso representa? Bom, agora, com o reconhecimento da Visão Monocular como deficiência, os segurados podem se aposentar pela Aposentadoria por deficiência. Se você se enquadra, procure seus direitos.

Além da deficiência é preciso também observar as regras, situação que você poderá ser informado por um advogado ou buscando na própria agência previdenciária. Em linhas gerais, pode ser por idade ou contribuição. Na idade, 60 anos homens e 55 mulheres, 15 anos de contribuição. Por contribuição é preciso observar o nível da deficiência, se grave, média ou leve, com cada uma delas definindo a faixa de idade. Essa é a dica legal desta edição.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...