ESPINHEIRA DANADA

Não precisa nem falar muito sobre a espinheira danada que todos nós estamos sendo obrigados a atravessar para sobreviver. Essa carga que levamos nas costas tem gerado dores difíceis de suportar, porém é preciso de força e fé para suportar tudo isso. Como diz a música da dupla Duduca e Dalvan, que surgiu no cenário nacional a partir do ano de 1977.

Entre os sucessos cantados pela dupla, destaco a música “Espinheira”. No seu refrão, aproveitando o momento no qual passamos pela semana santa e ainda somos obrigados a conviver com uma pandemia, o refrão diz: “O Mundo não acaba aqui, o mundo a está de pé; Enquanto Deus me der a vida, levarei comigo esperança e fé!”.  Então gente danada, não esqueçam a palavra Cristã, pois Cristo pode se zangar e voltar amanhã. Então será um Deus nos acuda, com um monte de judas pedindo perdão com a bíblia na mão.


POLÍCIA NA PRAIA E O BANDIDO NA FILA

Eu ouvi o áudio de um empresário de Mossoró no qual ele classificava como letargia o discurso de diplomacia das entidades representantes da categoria, diante da postura irredutível da governadora Fátima Bezerra (PT), até o penúltimo decreto, de seguir com o comércio fechado. No meio de sua fala ele citou o exemplo de duas viaturas da polícia que estavam na praia fiscalizando três pessoas e de uma colega empresária que teve sua loja invadida pela polícia mandando fechar.

Depois de citar os dois casos fechou dizendo que, enquanto isso, os bandidos assaltavam as pessoas que estavam na fila para receber sua dose de vacina contra a Covid-19. Realmente, isso aconteceu, no caso da ação dos marginais, em Mossoró, sem que estes fossem importunados pelas autoridades. Infelizmente o rapaz tem razão, hoje a mão repressora do estado chega rápido no comercio daquele que tenta sobreviver honestamente, e deixa o bandido livre ou, no mínimo, mais à vontade.

Detalhe: No caso do agente policial, esse não tem culpa. Ele apenas cumpre a ordem que recebe do seu comando maior.

ESTÁDIO TEM, FUTEBOL NÃO TEM

Futebol sofrido esse de Mossoró. Até pouco tempo o Potiguar estava em atividade, porém quando precisava jogar tinha que sair da cidade e mandar suas partidas em outro município. A situação se dava por conta da interdição do estádio Professor Manoel Leonardo Nogueira – O Nogueirão. Quando todos esperavam por mudanças positivas, a situação trocou apenas de personagem.

Infelizmente agora é o futebol que se encontra inativo. Isso mesmo, ao mesmo tempo em que era anunciada a liberação do estádio Nogueirão, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), em entendimento com as agremiações participantes, resolveram suspender a edição 2021 do Campeonato Estadual de futebol profissional. De acordo com os dirigentes, decisão tomada depois que um decreto proibiu a realização de treinos e jogos no RN. Enfim, agora temos estádios, porém não temos futebol. Os treinos já estão autorizados, porém falta definir se o campeonato volta ou não.

ONDE ESTÃO HOSPITAIS DE CAMPANHA?

Ainda não consegui entender. Quando se vai a uma guerra, prepara-se a trincheira para melhor posicionar a defesa, essa é a postura. Agora, assim que começa a guerra você desmonta esse trincheira, vai ficar exposto ao fogo do inimigo em campo aberto. Me parece que foi isso que aconteceu, ou vem acontecendo, em algumas cidades no combate ao novo coronavírus.

A citação da trincheira acima diz respeito aos hospitais de campanha que haviam sido montados no ano passado e depois foram desativados. Coincidentemente, alguns deles, no período da última campanha eleitoral e não retornaram mais. A Covid-19 continua contaminando e matando, porém a estrutura de combate, no caso dos hospitais de campanha, não retornou. E eu pergunto, onde estão os hospitais de campanha?

VALEU A PRESSÃO DO COMÉRCIO

Diferente do seu secretário de saúde, Cipriano Maia, que queria um regime mais duro e por um prazo maior para o próximo decreto de restrições no combate ao Covid-19, a governadora Fátima Bezerra resolveu ceder às pressões do setor de comércio e começar um processo de flexibilização. Claro, para isso, espera a contrapartida da categoria que sigam todas as recomendações sanitárias no sentido de garantir a segurança de funcionários e clientes.

Além do comércio que será reaberto, outra novidade no decreto que chega com amplitude estadual é a autorização para a retomada das aulas. O sistema, como já se previa, será híbrido, com algumas séries autorizadas a participar das aulas de forma presencial e o restante no formato remoto. Assim, espera-se, diminuir os prejuízos para o setor da educação. Aos poucos as coisas vão se ajustando.

SINAIS POSITIVOS NA PANDEMIA

Alguns definem com atitude de risco, porém prefiro acreditar que sejam sinais positivos no sentido de, no mínimo, conseguir conviver com a situação adversa, ainda de pandemia pelo novo coronavírus. A situação diz respeito ao jogo entre as seleções da Armênia e da Romênia, na última semana, pelas Eliminatórias Europeia da Copa do Mundo de 2022, que será disputada no Catar. O jogo aconteceu com a presença do público.

Foi no estádio da República, na Armênia, com vitória da seleção local. O torcedor lotou as arquibancadas e, detalhe, sem o uso das máscaras. Nesse ponto, concordo, foi um risco mesmo. Máscara mesmo só estavam usando os integrantes das comissões técnicas das duas equipes. Apesar do detalhe, creio que o cenário do estádio de futebol com o público presente é um sinal positivo de que, em algum lugar, a doença já entrou na zona de controle. Que esse quadro chegue até nós e no restante do planeta.

MENSAGEM

“A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a muda-las”.

Santo Agostinho.

COMPRANDO MAIS VACINA

Por enquanto, a verdade é essa, apenas o governo federal compra e distribui vacinas para todo o Brasil. Mas, na última semana, uma atitude foi tomada por alguns governadores e que, nos próximos dias, pode sair a definição. Os estados querem entrar na fila para, também, comprar de vacina. Para isso já enviaram solicitação, o que já deveriam ter feito, junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A solicitação para a importação foi enviada pelos estados do Rio Grande do Norte, Bahia, Acre, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Pernambuco, Sergipe e Ceará. Eles querem comprar a vacina russa Sputnik V, em regime de uso emergencial. A informação é da própria agência reguladora e confirmada nos estados envolvidos. Não importa quem compra ou quem vende, é saber se funciona e, no caso positivo, vacinar a população sem o viés da política mesquinha. Sempre soltam uma frase nas falas. Quem pediu autonomia lá no começo da pandemia, agora quer tirar o seu da reta.

DIA, MÊS E VIDA DAS PESSOAS COM AUTISMO

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo aconteceu na sexta-feira, 02 de abril. Mas, em Mossoró, a OAB, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo e Comissão de Apoio às Pessoas com Deficiência, está realizando durante este mês o projeto “Educação da pessoa com autismo durante a pandemia – desafios e realidade” e preparou uma programação especial. O evento terá certificado de participação com carga horária total de 20:00 e exigência de, no mínimo, 80% de presença nas atividades. As palestras serão transmitidas ao vivo pelo Google Meet e as inscrições podem ser feitas pelo formulário https://c7m.short.gy/3YY4iy.

Conscientização do autismo. O desejo é que essa conscientização chegue em todos os lares, locais, instituições e sociedade como um todo. Que o conhecimento sirva para libertar certos preconceitos e paradigmas e que possamos vivenciar uma sociedade mais INCLUSIVA, respeitosa e menos preconceituosa. Que esta data seja símbolo de luta, de coragem, de resistência para todos nós, amigos, país, mães e famílias que possui uma pessoa dentro do transtorno do espectro autista. Desistir jamais! Lute com toda as suas forças pelo seu filho (a), pois valerá a pena e o amor fortalecerá e ajudará a vencer e superar toda e qualquer dificuldade.

NOVA DIRETORIA DO POTIGUAR

Alvirrubro mudando de comando. Em Assembleia realizada na quarta-feira (31), o Conselho Deliberativo do Potiguar elegeu a nova Diretoria Executiva do Clube. Foram eleitos Djalma Freire Júnior, para presidente, e Williams Rebouças Segundo, vice-presidente. Também ficou definida a nomeação de Carivaldo Dias para o cargo de Secretário Geral do Conselho Deliberativo.

Marco Antônio Fernandes assumirá a presidência do Conselho Fiscal, que terá como vice-presidente Felipe Albuquerque. O cargo de Secretário Geral do Conselho Fiscal será ocupado por Dyego Tavares. Também foi nomeado, como membro do CF, Álvaro Sérgio. Participaram da Assembleia Gregório Jales, Presidente do Conselho Deliberativo e os integrantes, Altanir Fernandes, Benjamim Machado, Carivaldo Dias, Jorge do Rosário, Marco Antônio Fernandes e Soares Filho. Votos de sucesso.

DICA LEGAL – COBRANÇA DE DÍVIDA

A Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990, dispõe sobre a proteção e defesa do consumidor. É o nosso Código de Defesa do Consumidor (CDC). Lá nos artigos 42 e 42-A ele fala na cobrança de dívida. Começa dizendo que, na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça. Fala ainda que o consumidor cobrado em quantia indevida tem o direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.

E tem mais. Em todos os documentos de cobrança de débitos apresentados ao consumidor, deverão constar o nome, o endereço e o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas, o CPF ou no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, o CNPJ do fornecedor do produto ou serviço correspondente. Isso posto, sempre que possível, vamos manter nossos compromissos em dia e evitar aborrecimento. Porém, se você quitou o débito ou, mesmo devendo recebe cobrança abusiva, tem seus direitos assegurados.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...