Espetáculo “Chuva de Bala” edição 2023 estreia com nova trilha sonora e garante interação com público
Músicas foram compostas pelo artista Romero Oliveira acrescentando regionalização, atitude e emoção ao musical
Passava das 21h de quarta-feira, 7 de junho de 2023, quando, para o público que se acomodou em frente à Capela de São Vicente, na Avenida Alberto Maranhão, Centro; atores, bailarinos, músicos, intérpretes e figurantes estrearam a 21ª edição do musical “Chuva de Bala no País de Mossoró”. A exemplo das edições anteriores, o espetáculo presenteou o público com mais um show de talento e cultura popular ao retratar um dos mais marcantes fatos históricos de Mossoró: a resistência do povo mossoroense ao bando do cangaceiro Virgulino Ferreira o “Lampião”.
Neste ano, a estreia do “Chuva de Bala” destaca importantes novidades, uma delas é a oficialização do texto original que conta o episódio da resistência ao bando de Lampião, que passa a ser patrimônio Cultural do Município, com os direitos autorais do texto original cedidos pelo escritor e historiador Tarcísio Gurgel.
A outra grande novidade do espetáculo deste ano é a trilha sonora, que traz o talento e a criatividade regional do artista local Romero Oliveira. Esta é a primeira vez que as músicas do Chuva de Bala são composições de um artista local. As músicas do “Chuva de Bala” 2023 acrescentaram atitude e emoção ao espetáculo que se tornou referência cultural de Mossoró.
Logo de entrada, ao iniciar o musical, um quarteto formado pelos músicos André Lima; Nilsinho; Marcondes Menezes e Mateus Gabriel, devidamente paramentados com as vestimentas da época, já encantam com a música de abertura que intuitivamente estimula o público a interação. Os ritmos regionais usados pelo compositor Romero Oliveira incluem forró, xote, baião, xaxado, rastapé, jazz e até mesmo a bateria agressiva do rock. Segundo o artista, tudo foi criado visando acrescentar ainda mais emoção ao espetáculo.
Os arranjos instrumentais da trilha sonora do musical “Chuva de Bala no País de Mossoró” foram construídos em parceria com a maestrina Cláudia Max, que assinou os arranjos vocais e a preparação vocal dos cantores e demais integrantes do elenco do espetáculo.
O ESPETÁCULO
A edição 2023 do musical “Chuva de Bala no País de Mossoró” tem a direção geral de Leonardo Wagner com assistência de direção de Plínio Sá, direção musical e composição da trilha sonora Romero Oliveira e narração das atrizes Lígia Kiss e Mônica Danuta, além do elenco composto por atores, bailarinos e figurantes.
O musical “Chuva de Bala no País de Mossoró”, conquistou reconhecimento nacional e já é destaque entre os grandes musicais brasileiros. Anualmente, durante o Mossoró Cidade Junina, milhares de pessoas vindas de vários estados do país vêm a Mossoró para assistir ao espetáculo que conta a bravura do povo mossoroense, liderado pelo então prefeito Rodolfo Fernandes, que resistiu e expulsou o bando do cangaceiro mais temido do nordeste brasileiro: Virgulino Ferreira, o “Lampião”, fato que ocorreu no dia 13 de junho de 1927.