Almino Afonso

Escola inova metodologia de ensino buscando melhoria na aprendizagem

Com o foco de melhorar o desempenho dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, a escola planejou atividades que permitiram conhecer melhor cada aluno. 

Localizada na cidade de Almino Afonso, na região Oeste do RN, a escola estadual Estudante Ronald Néo Junior vive um novo momento em sua rotina pedagógica. A escola é uma das 143 instituições beneficiadas com o programa Jovem de Futuro, fruto de uma parceria da SEEC com o Instituto Unibanco. Por meio de atividades com foco no desenvolvimento do aluno, os alunos da Ronald Néo Junior viram a retomada do gosto pelo ensino.

Com o foco de melhorar o desempenho dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, a escola planejou atividades que permitiram conhecer melhor cada aluno. O projeto de ação desenvolvido pela escola levou os professores a uma nova forma de planejar as aulas. Um exemplo disso foi uma das atividades desenvolvidas visando a melhoria do ensino da matemática: o jogo do xadrez.

A integração de disciplinas tornou-se possível, graças a um conceito que o programa Jovem de Futuro reforçou junto ao corpo de professores da unidade de ensino. A unidade de ensino, que conta com 110 alunos, tornou-se uma referência no ensino ao alcançar o posto de primeira colocada, em meio a todas as escolas da 14ª Diretoria Regional de Educação e Cultura, no prêmio de Gestão Escolar.

Jovem de Futuro

O programa é uma parceria entre o Governo do Estado e o Instituto Unibanco, sem ônus para o RN, implantado em 2016 na rede estadual. Planejado para atender as 243 escolas de Ensino Médio do RN, o programa foi divido em duas etapas: um grupo de 143 escolas estão sendo acompanhadas pelo programa por três anos, enquanto as outras 100 farão parte de um grupo de controle, que segue recebendo todas as políticas da Educação do RN e participarão do Jovem de Futuro em um segundo momento. O programa consiste em uma metodologia voltada ao aprimoramento contínuo da gestão escolar orientada para resultados de aprendizagem dos estudantes em escolas públicas de Ensino Médio.

SEEC/ASSECOM

 

Notícias semelhantes