ENTRE O ANO INTEIRO
No novo ano que começa, entre inteiro. Comece com o pé direito, esquerdo, os dois braços e, enfim, como aprendemos nas aulas de ciências lá no começo dos estudos, comece e passe o ano inteiro com cabeça, tronco e membros. Mostre que ainda estamos aqui munidos de personalidade bem definida, bom caráter e, principalmente, sem medo de assumir nossas convicções. Não permita que os outros, por motivos alheios a sua vontade, pensem e decidam por você. Não importa se famoso ou anônimo, somos todos iguais, ou seja, seres humanos com capacidade para pensar e agir de acordo com a nossa vontade, e não aceitar aquilo que se impõe como verdade.
Claro, é possível sim aproveitar algo de bom que o outro tenha a oferecer, porém, reforço, tem que ser algo de bom e sem imposição. Então, entre com o pé direito, com o pé esquerdo também, com ou sem chinelo. Faça você a sua caminhada, afinal, repito, ela é a sua caminhada. Isso posto, fortalece o desejo de que possamos acreditar no poder da mudança e na força que habita em nós para transformar nossa realidade. Que ao longo do novo ciclo possamos ter como companheiros constantes o amor e a alegria. Um excelente e vitorioso ano de 2026 para todos nós.
ANO DE COPA DO MUNDO
Estamos entrando no ano de mais uma Copa do Mundo com algumas mudanças. Começando pela sede, com a disputa acontecendo em três países. São eles: Estados Unidos, México e Canadá. E as mudanças não se resumem apenas aos locais dos jogos, essa será a primeira Copa com 48 participantes, um aumento significativo em relação ao formato tradicional de 32 seleções, e terá 104 jogos no total, com 12 grupos de quatro times e os melhores terceiros colocados avançando para o mata-mata.
A Copa do Mundo de 2026, que acontece no período de 11 de junho a 19 de julho, incluindo os anfitriões Canadá, EUA e México, já conta com cerca de 42 seleções classificadas, e as restantes serão definidas na repescagem em março, três meses antes do mundial. Entre aquelas que já estão com vaga assegurada, destacamos a Seleção Brasileira, a única a participar de todas as Copas, isso com registros desde 1930. No mundial 2026 o Brasil estará no Grupo C, ao lado de Marrocos, Escócia e Haiti. A partida de estreia será dia 13 de junho, às 19:00, contra a seleção de Marrocos.
SEMPRE ALERTA: ELEIÇÕES 2026
O ano de 2026 chega com vários acontecimentos importantes. Entre eles vale lembrar as Eleições, momento de ficar atento e, como dizem os escoteiros, “Sempre Alerta”. Teremos eleições quase que geral, ficando de fora apenas os cargos de prefeitos e vereadores. O eleitor brasileiro irá às urnas para escolher os candidatos aos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República; governador e vice-governador; duas vagas para o cargo de senador da República, além de eleger no cenário nacional deputados federais e para os estados os deputados estaduais.
E recorrendo ao lema do escotismo “Sempre Alerta”, a intenção aqui é reforçar a preocupação de sempre, qual seja, pensar bem antes de definir o candidato(a) no qual irá votar. Lembre que a pessoa escolhida irá definir muito do que será sua vida nos próximos quatro anos ou, a depender daquilo que for posto, por muito mais tempo, se a proposta boa ou ruim, for transformada em lei. Ainda sobre o pleito especificamente, de acordo com o calendário eleitoral, o primeiro turno das Eleições 2026 será realizado no dia 4 de outubro e, onde existir a necessidade de retorno às urnas, o segundo turno está marcado para o dia 25 de outubro.
VERÃO, LITORAL E CHUVA
Tomando como base as últimas previsões, os meteorologistas ainda aguardam mais informações para definir se teremos ou não um bom período de chuvas para o Rio Grande do Norte em 2026, principalmente entre os meses de fevereiro e maio. No momento, de acordo com a meteorologia, as condições do oceano não permitem avaliar, sendo desfavorável as previsões de boas chuvas. Resta então aguardar que as mudanças aconteçam e sejam positivas no sentido de que tenhamos no Estado um bom período de chuva.
Ainda de acordo com as previsões, o período de verão, na transição entre os anos de 2025/2026, o Rio Grande do Norte encontra-se sobre a influência do fenômeno La Niña, o que deve impedir ondas de calor extremo, mas pode trazer tempestades. O verão deve ser marcado por temperaturas um pouco acima da média e distribuição irregular de chuvas, eventualmente intensas. No geral, para quem buscou o litoral, a previsão é de um verão tranquilo, ou seja, favorecendo aqueles que preferem curtir uma boa praia.
INVESTIGAÇÕES COM DISPUTA ACIRRADA
A temporada de 2026 de investigações, em pleno ano eleitoral, promete ser bem intensa, com disputas acirradas entre os temas que serão prioridade no foco do trabalho da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI). E pelo desenho deixado antes do recesso iniciado ainda em 2025, infelizmente, não teremos nenhum dos poderes livres de acusações e, claro, investigação. Uma pena o cenário nacional que, praticamente, aponta o envolvimento de diferentes personalidades que deveriam ser exemplo, seja na gestão pública ou privada, da política partidária, sindical e até do seguimento judiciário.
Vejam o que escreveu Cláudio Humberto, no portal Diário do Poder, sobre essa questão ligada às investigações. De acordo com o jornalista, a CPMI do roubo bilionário aos aposentados e pensionistas deve retomar as atividades, logo após o recesso, priorizando a investigação do envolvimento de Fábio Luís, o “Lulinha”, filho de Lula (PT), no escândalo. Será páreo duro com as investigas que estão previstas com revelações suspeitas envolvendo ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o banqueiro Daniel Vorcaro e seu Banco Master, acusado de lesar milhares de investidores e com explicações sobre empréstimos consignados. Quadro deprimente.
QUITANDO O DÉBITO NA BLITZ
Após o prazo de 90 dias de sua promulgação, entrará em vigor no Rio Grande do Norte uma lei que pretende, digamos assim,
“facilitar” a vida do proprietário de veículo que possui conta a acertar com o governo potiguar. Trata-se da Lei nº 12.615, de 24 de dezembro de 2025, já sancionada pelo do RN que criou um programa que permite o pagamento imediato de débitos como IPVA e taxa de licenciamento atrasados, além de infrações de trânsito, durante a fiscalização de trânsito. A medida evita a remoção de veículos para o pátio do Detran ou outro órgão fiscalizador quando parado em uma blitz.
A nova lei no entanto traz restrições para que essa situação seja viabilizada. O condutor poderá fazer uso do dispositivo quando a única irregularidade constatada for a falta de pagamento desses débitos, e assim quitá-los durante a blitz. Outro detalhe importante é que a quitação no local impede apenas a medida administrativa de remoção do veículo, não afastando outras penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Com esse pagamento podendo ser feito até via Pix, a norma prevê que o poder público disponibilize, sempre que possível, meios para viabilizar o pagamento imediato, desde que haja disponibilidade técnica do sistema no momento da abordagem.
MENSAGEM
“Um novo ano se inicia, e com ele, 365 novas chances de fazer diferente. Que em 2026 nossa fé seja inabalável, nossa esperança, contagiante, e nosso amor, transformador. Que saibamos encontrar força nas adversidades e motivos para agradecer em todos os momentos. Que Deus ilumine nossos passos e nos guie por um caminho de muita luz e sucesso.”
Pensador
NATAL E RÉVEILLON SEM O DÉCIMO
Infelizmente, para o servidor público do Estado do Rio Grande do Norte o final de 2025 foi péssimo sem o décimo. O castigo foi o Natal e também o Réveillon sem o esperado pagamento do Décimo Terceiro Salário (13º). Embora o discurso diga que não existe problema com as finanças do estado, o salário dos servidores públicos estaduais — ativos, aposentados e pensionistas —só será realizado no dia 9 de janeiro de 2026, terceiro dia útil do mês, referente ao 13º (décimo terceiro).
Pelo visto, na prática mesmo, o dinheiro público nas mãos do Executivo só garante mesmo a tal da bolsa para infratores no valor de R$ 500,00. Já em relação ao atraso do décimo, atropelando a Constituição Federal e uma decisão da justiça que mandou pagar, sem sucesso, o Executivo estadual argumentou que a definição do calendário levou em consideração o atual cenário financeiro e o compromisso com uma programação considerada responsável, que assegure o pagamento integral da folha e a continuidade dos serviços públicos. Pelo visto, se essa realmente for a realidade, faltou planejamento e compromisso, já que a questão do décimo é algo previsto, ou seja, nenhuma surpresa para os gestores.
CIDADANIA E EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Entre os projetos em destaque do ano legislativo 2025, a Câmara Municipal de Mossoró (CMM) aprovou três projetos de lei voltados à educação municipal. Os projetos, enviados pelo Executivo, tratam de incluir, nas escolas da rede municipal, aulas sobre a história e a geografia de Mossoró, educação fiscal e financeira e ensino sobre a Constituição Federal. Também foi aprovado um prêmio voltado à valorização dos professores da rede municipal de ensino. O primeiro projeto apreciado pelos vereadores foi o PLOE 160/2025, que trata sobre inserir, na grade pedagógica das escolas municipais, conteúdos de história e geografia do município de Mossoró.
Para o segundo projeto a justificativa tem a ideia é aproximar os estudantes da história da cidade, estimulando o conhecimento sobre o território, a cultura, a economia e o meio ambiente. Também foi aprovado o PLOE 161/2025, que institui o “Programa Municipal de Educação Fiscal e Financeira”, que tem como objetivo, segundo o Executivo, promover cidadania e transparência. A Prefeitura de Mossoró afirmou que o programa trabalhará com os alunos da rede municipal de ensino questões sobre tributos, orçamento público e a aplicação dos recursos públicos. Outro projeto aprovado foi o PLOE 162/2025, que institui a criação do “Programa Constituição na Escola”, que prevê aulas de cidadania, direitos e deveres nas escolas do município. Além disso, os vereadores aprovaram o “Prêmio Boas Práticas em Alfabetização e Recomposição das Aprendizagens”, voltado à valorização dos professores da rede municipal.
SUBINDO A SERRA
Mesmo com o período sendo de muita festa, no futebol profissional o treinador, jogador e preparador físico foram obrigados a dividir espaço com trabalho intenso. Como já amplamente divulgado, por conta da Copa do Mundo, o calendário no futebol brasileiro começa mais cedo, logo agora, no mês de janeiro, teremos bola rolando pelos certames estaduais, competições regionais e o Campeonato Brasileiro.
No Rio Grande do Norte, por exemplo, o estadual potiguar terá alguns dos seus jogos da rodada inicial da temporada logo na primeira quinzena de janeiro. Aqui destaco a equipe do Potiguar de Mossoró e sua torcida que terão que subir a Serra. Isso mesmo, o alvirrubro mandará seus jogos no Estádio O Fião, no município de Serra do Mel. A cidade já abraçou o Baraúnas na segunda divisão e agora, na divisão principal do futebol do RN, recepciona o Time Macho. Resta desejar sucesso ao representante da região Oeste.
DICA LEGAL – VAGAS NA RUA COM CONES
Fique atento às regras do jogo, a conscientização melhora o trânsito. O Artigo 246 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) trata da infração de deixar de sinalizar ou obstaculizar indevidamente a via, seja por objetos na pista ou calçada, ou por criar obstáculos sem justificativa. Se ligue, essa é considerada uma infração gravíssima com penalidade de multa, que pode ser agravada em até cinco vezes, aplicada a pessoa física ou jurídica responsável, conforme o risco à segurança, e a autoridade providencia a sinalização de emergência às custas do infrator. É o que diz a lei.
Um bom exemplo daquela situação que pode ser punida com o artigo supracitado diz respeito ao uso de cones para sinalização em via pública. É comum, no perímetro urbano das cidades, as pessoas acreditarem que podem reservar vaga na rua com cones, cavaletes ou outros objetos. Mas atenção: a vaga é pública e a lei é bastante clara nesse sentido. O artigo 246 do CTB proíbe a colocação de obstáculos na via, sujeitando o responsável à penalidade prevista em lei, já citada no parágrafo anterior. Os cones são permitidos apenas em situação de emergência, como, por exemplo, setor de carga e descarga, e apenas pelo período do serviço. Terminou, retira tudo. Fica a dica.
