ENSINAR SACI A ANDAR DE SKATE
Sem muita invenção, jogando de forma compacta e boa marcação para sair ao ataque em velocidade, bastou dois jogos para o treinador Dorival Júnior recuperar um pouco do prestígio perdido da Seleção Brasileira. O time não vinha bem no comando interino de Fernando Diniz que queria ensinar Saci andar de skate. Não tem como, é preciso duas pernas para isso. No Fluminense, com a semana, mês e o ano inteiro para treinar, andou dando certo seu esquema, porém com a seleção que se reúne pouco era impossível, pura invenção que só levou ao fracasso.
Esperar agora que Dorival Júnior siga com a mesma política também de convocação, mesclando jogadores que atuam dentro e fora do futebol brasileiro. Esse novo formato mudou a pegada e levou, para quem deseja continuar jogando na seleção, mais responsabilidade. Antes a canarinha parecia um parque de diversões, ou seja, a turma vinha, se divertia um pouco com a folga dos seus clubes na Europa depois pegava o caminho de volta e não dava a mínima para seleção e o torcedor. Agora não, alguns deles, jogam e retornam para atuar em seus clubes aqui mesmo no Brasil. O olhar do novo treinador para aqueles que atuam em território nacional gerou motivação aos atletas.
REPERCUSSÃO NEGATIVA E APOIO
Até o fechamento da coluna registrando prisão apenas de “gatos pingados” até por terem o cheiro dos foragidos da penitenciária federal, vai chegando ao fim a desastrosa e fracassada missão das forças federais com apoio do governo do Rio Grande do Norte em Mossoró e Baraúna. Não encontraram Tatu e muito menos Martelo, talvez por isso, o fracasso, e depois tentaram colocar a culpa na Polícia Militar, com seu batalhão em terras mossoroenses.
Já comentamos essa tentativa frustrada de responsabilizar as forças de segurança local que, segundo nota de entidade representante da categoria, tudo orquestrado por blogs e seus jornalistas desinformados. Pura maldade. A população reagiu apoiando a PM local e até pessoas ligadas a segurança nacional condenaram o absurdo. Pedindo respeito aos policiais e seus familiares. Na verdade o que essa turma precisa explicar mesmo são os milhões jogados pela janela em uma ação fracassada. Martelo e Tatu seguem em fuga e o esquema de captura sendo desmontado.
ASSOCIAÇÃO DE SERVIDORES DA PMM
A exemplo do que já havia acontecido com os funcionários da Câmara Municipal de Mossoró que criaram seu próprio sindicato e outras categorias que vão se organizando, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum) deverá perder mais alguns dos seus atuais filiados. Isso depois da criação, agora oficial, da Associação dos Servidores da Prefeitura de Mossoró (Aspremm). Pessoas próximas ao Sindiserpum acreditam que a ingerência de partidos políticos na entidade pode ser o motivo da debandada.
A exemplo do Sinsercamm, que aglomera os servidores lotados na Câmara Municipal, a Guarda Civil Municipal (GCM) também possui laços mais estreitos com o Sindguardas do Rio Grande do Norte, o que já foi visto em movimentos da categoria. Por sua vez a Aspremm já foi legalizada, inclusive recebendo o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Resta saber agora como reagirá o Sindicato diante da nova realidade que se amplia.
ARTILHEIRO PRÉ-CANDIDATO
Pouco a pouco o cenário político em Mossoró-RN para as eleições de 2024 vai sendo desenhado, inclusive com novas tendências. Assim como aconteceu no último pleito que acabou elegendo o então ilustre desconhecido, Allyson Bezerra, atual prefeito, novas opções podem surgir com as convenções que se avizinham. Uma delas, por exemplo, pode resultar na candidatura do atual vereador Zé Peixeiro, ao executivo mossoroense.
Comenta-se, caso esse quadro venha se confirmar, o próprio Zé Peixeiro já teria entre outros nomes para apoiar na corrida rumo a uma cadeira no legislativo o ex-jogador, e artilheiro do futebol, Cícero Ramalho que desponta como pré-candidato. As pessoas mais próximas do cotidiano de Cícero tem revelado seu interesse, porém ele espera que a conversa com as bases e o vereador e provável candidato a prefeito, Zé Peixeiro, avancem para poder assumir uma postura definitiva. Seja qual for sua decisão, Cícero Ramalho seria sim um bom nome para compor a Câmara Municipal.
O SAPATO DO VEREADOR
Ano de eleição de tudo acontece um pouco. A turma vai as ruas e, alguns deles, não medem esforços e muito menos consequências para chamar a atenção na corrida pela simpatia e, quem sabe, o voto do eleitor. O destaque da última semana foi o embate entre o vereador Omar Nogueira e os comerciantes das proximidades do Mercado Central, em Mossoró-RN, que aguardam a construção do Centro Comercial. Omar esteve no local tentando levantar um movimento contra a obra e o prefeito Allyson Bezerra, porém não deu muito certo.
De acordo com notícia publicada no blog do Jota Ferreira, os pequenos comerciantes ali lotados não gostaram muito da movimentação e teriam colocado o nobre edil para correr. Teve até uma publicação nas redes sociais falando que Omar havia perdido o sapado no momento da debandada. A proposta era para conduzir os feirantes até o plenário da Câmara Municipal e ali realizar um ato de protesto. O tiro saiu pela culatra, quem sabe da próxima os argumentos melhoram, pois no momento a turma parece mais interessada na obra em andamento.
O SANTUÁRIO E MUITA CONVERSA
Um tema que nos remete ao período em que ainda estava entre nós o Monsenhor Américo Simonetti, defensor da obra, a construção do santuário de Santa Luzia volta mais uma vez a pauta de discussão com a chegada de um novo bispo, dom Francisco de Sales de Alencar Batista, na Diocese de Mossoró. Além do novo bispo, claro, estamos vivendo um ano eleitoral quando sempre aparece um político, digamos, esperto, para fomentar o tema com muita conversa e poucas ações concretas que levem a sua realização.
Até parece a história do estádio Nogueirão quando também foi mostrada uma maquete do santuário e ficou nisso mesmo. Na proposta que ainda não saiu do papel e apenas tem fomentado discursos e fotos de promoção pessoal, a estátua teria 80 metros de altura se tornando no maior monumento religioso, segundo seus idealizadores, do mundo. Aguardemos que, desta vez, tudo não passe de jogo de cena em período eleitoral e a proposta se torne realidade. O santuário, além do aspecto religioso, também seria importante para fomentar o turismo e a economia local.
MENSAGEM
“Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”
(1 Tessalonicenses 5:16-18)
PREPARATIVOS AVANÇAM NO MCJ
Depois da divulgação das atrações, chegou o momento de avançar mais um passo nos preparativos do Mossoró Cidade Junina 2024. Chegou o momento de arrumar a casa daqueles que irão trabalhar no dia da festa, os vendedores que irão comercializar seus produtos no Pingo da Mei Dia e Boca da Noite, eventos que abrem e fecham os festejos. Durante toda essa semana, até o dia 05 de abril, o cadastramento será feito, isso de forma presencial, das 8:00 às 12:00 e das 14:00 até 17:00 na Biblioteca Ney Ponte Duarte, que fica na Praça da Redenção, bem no centro de Mossoró-RN.
Além dos comerciantes também serão cadastrados no período os proprietários dos imóveis, aqueles interessados evidentemente, ao longo do corredor cultural, espaço destinado ao MCJ. Além de documentos pessoais e registro dos imóveis, os vendedores também terão que comprovar participação no evento do ano anterior. O credenciamento definitivo será efetivado no mesmo local da inscrição inicial no período de 09 a 11 de abril no horário de expediente (08:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00). Um dia depois desse processo, através do portal da Prefeitura de Mossoró, a lista final dos comerciantes credenciados será divulgada.
CAERN E A AUTONOMIA FINANCEIRA
Assim como aconteceu com a Cosern, Companhia Elétrica, que acabou privatizada, alguns acreditam que o novo processo de atividades da Companhia de Águas e Esgotos dos Rio Grande do Norte (Caern) pode tomar o mesmo rumo. A empresa, hoje de economia mista com participação do Governo do Estado, iniciou em janeiro deste ano um processo de Parceria Público-Privada, as conhecidas PPPs no sentido de buscar a sua autonomia financeira.
O primeiro passo já foi dado com a assinatura de um contrato junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e social (BNDES) para captar recurso e assim ampliar o serviço de águas e esgotos. Proposta que visa ampliar os serviços da empresa até 2033 captando inicialmente algo em torno dos R$ 3,2 bilhões de investimentos. A meta é fechar o montante de R$ 5 bilhões no futuro. Resta saber se realmente todo esse dinheiro vai melhorar o precário fornecimento de água e dotar os municípios potiguares de saneamento básico. Aguardemos o novo modelo, repito, que na avaliação de alguns pode levar a sua privatização.
INGLATERRA, O BERÇO DO FUTEBOL
Na edição passada da nossa coluna comentamos um pouco sobre o futebol da Inglaterra e aquele que é praticado no país berço do futebol. O foco era mostrar um futebol com seus clubes financeiramente milionários, porém de resultados pobres em relação a sua seleção nacional. Mostramos as últimas 11 Copas do Mundo quando nenhuma delas fora conquistada pelos ingleses. Resultado do investimento dos clubes que contrataram uma legião de estrangeiros para compor seus elencos.
Enquanto isso, no tocante a qualidade local, poucos são os atletas que se destacam. O retrato disso tudo é, a Inglaterra venceu em casa a Copa do Mundo de 1966 quando derrotou na final a Alemanha Ocidental por 4–2 na prorrogação. A melhor performance em mundiais desde então foi em 1990 e 2018 quando chegou às semifinais, terminando na Quarta Colocação. Não valoriza o trabalho de base em seus clubes, já compra o atleta de outro país pronto para jogar na equipe profissional. Assim se aproxima dos 60 anos sem um título.
DICA LEGAL – FILHOS DE VÍTIMAS DE FEMINICÍDIO
Essa lei é nova e por isso pouco conhecida do público. A coluna Repercutindo através de sua nota “dica legal” vem assim contribuir para que o grande público fique por dentro do novo tema, em forma de lei. A presidência da República sancionou (1º novembro) a Lei 14.717, de 2023, que garante o pagamento de pensão aos órfãos de mulheres vítimas de feminicídio que tenham renda inferior a um quarto do salário mínimo.
A lei é proveniente do projeto (PL) 976/2022, que foi aprovado pelo Senado no início de outubro (dia 03, 2023). Poderão receber a pensão menores de 18 anos, filhos de mulheres vítimas de feminicídio nos casos em que a renda familiar mensal per capita seja igual ou inferior a um quarto do salário mínimo, que é atualmente de R$ 1.412,00. O valor da pensão será distribuído (dividido) entre os filhos que tiverem direito a ela. (Fonte: Agência Senado).