METEOROLOGIA

Emparn realiza reunião e discute estação chuvosa no RN

Expectativa é de que, a quadra chuvosa no semiárido potiguar se configure como de normal a acima do normal

Tem continuidade nessa sexta-feira, 22, em Natal, na seda Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a segunda e última Reunião de Análise Climática para o semiárido do Nordeste Brasileiro, que conta com a participação de meteorologistas dos centros de pesquisa do Nordeste e do Centro de Pesquisa Tempo e estudos Climáticos (Cptec). Esse encontro, cujo primeiro aconteceu em janeiro na cidade de Fortaleza (Ce), objetiva definir como vai ser a quadra chuvosa no período de março a maio.

Quando da reunião em fortaleza, os meteorologistas chegaram à conclusão de que o período chuvoso no do Rio Grande do Norte seria de normal a acima do normal. Esse encontro em Natal, a essa época, levanta expectativas porque é a que mais se aproxima da estação invernosa “ o que favorece uma análise mais exata dos modelos meteorológicos e das condições oceano-atmosféricas para a elaboração da previsão”.,

Na quinta-feira, 21, o seminário discutiu sobre a “Investigação das possíveis contribuições dos oceanos Pacífico e Atlântico para a estação chuvosa do norte do nordeste do Brasil em 2019”- Dr. Caio Augusto dos Santos Coelho (Pesquisador INPE-SP); a Apresentação e Discussão dos Resultados dos Modelos de Previsão Climática da FUNCEME, do INMET e do CPTEC/INPE e outros modelos – EMPARN; e a Discussão e Elaboração do Prognóstico para o período de março a maio de 2019 para o Norte do Nordeste brasileiro.
Dia 22 de Fevereiro de 2019

Na programação dessa sexta-feira, 22, consta: Palestra sobre “Ampliação e Modernização do Monitoramento Hidrometeorológico, Climático e Agrometeorológico do Rio Grande do Norte – estado atual” – Dr. Josemir Araújo Neves (EMPARN), a partir das 9hs; e a Divulgação do Boletim com a Análise e Previsão Climática para os Meses de Março, abril e maio de 2019 para a sociedade- Gilmar Bristot (EMPARN), previsto para as 11hs.

ASSECOM/EMPARN

Notícias semelhantes