Em tempos de quarentena é preciso cuidar – também – da nossa saúde mental.

ATENÇÃO minha gente: em tempos de coronavírus, excepcionalmente hoje, não iremos falar sobre moda.

O coronavírus é coisa séria – acredito/espero que isso já tenha ficado bem claro para todos nós. Estamos recebendo notícias e sendo alertados a todo tempo, em todos os lugares e, principalmente, acompanhando através das mídias o trágico cenário de países como Itália e China. Não dá pra negar, realmente, que o momento é assustador.

Informações e orientações sobre cuidados com nossa saúde física e nossa imunidade estão sendo compartilhadas numa velocidade absurda, mas sabemos que além disso, é preciso sermos bem conscientes do papel que cada um de nós pode exercer nesse momento, onde todos devem fazer sua parte, pois somente juntos vamos conseguir evitar a disseminação ainda maior dessa pandemia. E, a melhor forma de prevenirmos a disseminação ainda mais forte desse vírus é evitando o contato com outras pessoas. Diante disso, sabemos que o isolamento é essencial nesse momento, pois quanto mais pessoas ficarem em casa, menor será o risco de contágio.

Contudo, ficar em casa – principalmente para quem não é acostumado – abala um pouco nossa saúde mental. E se você já está se sentindo meio maluca em poucos dias de quarentena, quero te dizer que estamos juntas nessa. Porém, não estou aqui para compartilhar informações que temos de monte na internet e televisão, mas sim, para tentar alertar sobre a importância de cuidarmos da nossa saúde mental nesse momento de crise. Então, vi uma publicação no Instagram da Eurekka – @eurekka.me – onde eles falaram sobre quatro jeitos simples de cuidar da saúde mental, e achei super válido compartilhar com vocês, e tentarmos colocar tudo em prática. Vejam só:

Afinal, se uma notícia for tão essencial a ponto de impactar sua vida, alguém ligará pra você, ou te avisará de algum jeito. Foque sua energia em tomar as atitudes de prevenção, não em acumular informação. OBS.: Deixo claro que aqui a questão não é parar de se informar, mas evitar o excesso de informações desnecessárias.

Afinal, essa sobrecarga de informações aumenta sua ansiedade sem nenhum propósito.

Afinal, sem uma tarefa pra cumprir, sua mente achará algo pra remoer. Faça uma lista de tarefas do dia e use seu tempo para cumpri-las. Se exercite, medite, baixe um app pra aprender inglês, veja canais educativos do YouTube, leia aquele livro que tá parado, assista bons filmes…

Afinal, essa é a única mentalidade que traz paz em tempos de caos: usar toda sua energia pra mudar o que você controla (as suas atitudes) e deixar de lado o que você não pode controlar.

Vamos compartilhar essas dicas e tentar nos proteger, também, dos danos psicológicos que essa crise do coronavírus ocasiona.

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...