PED

Eleições mostram importância e força do PT

Filiados vão às urnas escolher dirigentes partidários em eleições marcadas para domingo, 8 de setembro, em todo o país

O Partido dos Trabalhadores (PT) promove no próximo domingo a votação para escolha de seus futuros dirigentes. É a reta final do Processo de Eleições Diretas (PED), quando os filiados vão às urnas escolher presidentes municipais e zonais, delegados estaduais e diretórios municipais.

Segundo levantamento realizado pela Secretaria Nacional de Organização do PT, a legenda continua sendo a maior do país. E essa força pode ser mostrada com números: pelo menos 4.951 cidades irão às urnas neste domingo, o que representa 85,9% dos municípios do Brasil!

Outro dado relevante é o número de pessoas que estão aptas a votar no dia 8: mais de 2,3 milhões filiados vão escolher entre 9 chapas de delegados e delegadas para a etapa nacional, 126 chapas para as etapas estaduais, 4.646 chapas para as direções municipais e 326 chapas para as direções zonais. Além dos 4.282 candidatos a presidente municipal e 270 candidatos a presidente nos diretórios zonais

Estes 78,5 mil filiados que participam das chapas em nível zonal e municipal, representam 3,3% do total de filiados. Os restantes 19.571 filiados para completar o total de 98 mil filiados são aqueles que participam somente de uma chapa nacional ou estadual.

Do total de 98 mil filiados que participam das chapas, 48.825 são mulheres, o equivalente a 49,8%. Os homens são 49.185 (50,2%). Quanto à etnia dos componentes de chapas, os negros e índios são 25.194, o equivalente a 25,7%.

Já os jovens, que terão até 30 anos no dia das eleições, são 20.499, equivalente a 20,9% do total de componentes.

As etapas municipais serão realizadas das 9h às 17h. Em Mossoró, duas chapas estão inscritas. Uma delas encabeçada pela deputada estadual Isolda Dantas e a outra tem como candidato a presidente do diretório municipal o advogado Pedro Brendo. (Com informações da Agência PT de Notícias)

Notícias semelhantes