Ouro

Dnit autoriza mineradora a mudar traçado da BR-226 no RN

A mineradora Aura Minerals fez um acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para redifinir o traçado da BR-226, que passa ao lado da Mina Borborema, no Rio Grande do Norte.

Um novo trecho de rodovia será construído desviando da área de mineração, a fim de que o trecho atual possa ser destruído. Estudos identificaram reservas de ouro embaixo da estrada.

De acordo com comunicado da empresa a investidores, a mudança deve permitir a ampliação da exploração de ouro na zona rural de Currais Novos.

Segundo comunicado da empresa publicado no dia 26 de fevereiro, com a atualização do relatório técnico do projeto, a base de reservas minerais da mina aumentou em 82%, chegando a cerca de 1,5 milhão de onças de ouro (cada onça corresponde a 31,1 gramas de ouro).

Aproximadamente 670 mil onças adicionais se tornaram viáveis com o acordo para a realocação da rodovia.

De acordo com a empresa, o estudo de viabilidade do projeto prevê reservas prováveis de 40,7 milhões de toneladas de minério, com teor médio de 1,13 grama de ouro por tonelada, contendo cerca de 1,479 milhão de onças de ouro.

A previsão é que a mina tenha vida útil de 20 anos e 5 meses, com produção média estimada em 65 mil onças – mais de 20 mil kg de ouro – por ano.

G1 RN

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support