Dinheiro do FUNDEB é da escola pública, aprova Senado

Vitória foi possível graças à emenda apresentada pelo Partido dos Trabalhadores

O Senado restabeleceu, nesta terça feira (15), os recursos do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) para a educação pública.

“Não podíamos deixar que fossem desviados para a iniciativa privada recursos que são da educação pública. Estamos garantindo dinheiro público para a melhoria do ensino de todos os brasileiros. O Fundeb tem que ser destinado para melhorar a infraestrutura de escolas, treinamento de pessoal e melhoria dos salários dos profissionais da educação. Não era esse o espírito da proposta que foi aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado”, ressaltou o senador Jean (PT-RN).

Para o Senador Jean, a mobilização de profissionais da educação, estudantes e entidades de defesa do ensino público foi fundamental para que o Senado tomasse a decisão de mudar as regras estabelecidas pela regulamentação da Câmara dos Deputados.

Na semana passada, os Deputados aprovaram o projeto de lei que regulamenta o novo Fundeb, criado pela Emenda Constitucional (108/2020). Os deputados queriam que parte dos recursos do fundo fosse destinado para o setor privado, como por exemplo as escolas do Sistema S, instituições filantrópicas, comunitárias e confessionais.

A destinação exclusiva dos recursos do fundo para a educação pública se deu a partir da emenda nº 29, apresentada por toda bancada do Partido dos Trabalhadores no Senado.

Como o texto foi alterado pelos senadores, a matéria retorna para análise da Câmara dos Deputados. A previsão é de que a matéria seja analisada pelos deputados até a amanhã, 17/12.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support