Dia da Consciência Negra tem intensa programação neste sábado em Mossoró
Mossoró tem programação alusiva ao Dia da Consciência Negra, neste sábado (20), na Estação das Artes Elizeu Ventania. As atividades encerram a Semana da Consciência Negra, realizada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), por entidades e coletivos. A Prefeitura de Mossoró apoia a iniciativa.
A programação do Dia da Consciência Negra inicia com a Feira Afro e Étnico-racial, a partir das 9h no Largo da Estação das Artes. O evento aberto ao público e segue até às 17h. A feira uma articulação conjunta da Secretaria Estadual das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), PROEX e Prefeitura de Mossoró.
Já a tarde, às 13h será realizado III Encontro do Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-ameríndias de Mossoró, que também ocorre na Estação das Artes. Logo depois, às 17h tem o Cortejo da (Re)Existência, no entorno da Estação das Artes.
À noite, a partir das 18h haverá Louvação a Baobá, na Praça Cícero Dias, localizada em frente ao Teatro Municipal Dix-Huit Rosado. A programação será encerrada com a Roda de Capoeira às 20h30, na Praça Cícero Dias.
“É com imensa alegria que nós da UERN, através da Pró-reitoria de Extensão e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), na organização da celebração do mês da Consciência Negra, contamos com impotentes parcerias, como a SEMJIDH, e Secretaria Municipal de Cultura de Mossoró, que neste dia 20, especialmente no dia nacional da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares, realizam na cidade de Mossoró a Feira Afro e Étnico-racial e a cerimônia de entrega da Comenda Jatobá. Além do apoio ao III Encontro do Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-Ameríndias de Mossoró e a 18ª Louvação ao Baobá”, destacou a professora Dra. Eliane Anselmo, pró-reitora Adjunta de Extensão da UERN e Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas NEABI/UERN.
A Secretaria Municipal de Cultura de Mossoró deu apoio e suporte também na abertura da Semana da Consciência Negra no dia 15, Dia Nacional da Umbanda, na I Noite de Pontos, Batuques e Corpos Negros dos Xangôs de Mossoró, no Teatro Lauro Monte, organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e o Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-Ameríndias de Mossoró, junto a várias companhias de teatro da cidade e várias expressões da cultura afro como capoeira e maracatu. Também foi realizada a exposição fotográfica “Negro e Lindo”.
“São momentos muito importantes e de muito significado para a cidade que se orgulha de ser uma das primeiras a abolir a escravatura no país. O dia 20, em especial, será mais uma vez um momento de grande visibilidade e representatividade para a cidade em seus festejos à cultura negra e afro-brasileira. Estamos felizes e orgulhosos de podermos somar forças em prol da valorização da identidade e cultura do povo negro, tão injustamente invisibilizado no nosso estado. Agradecemos essa parceria e esperamos que outros momentos como este se realizem no município. E não apenas no mês da consciência negra, pois a luta contra o racismo e contra a intolerância religiosa que vivem historicamente as religiões de matriz africana, bem como todo preconceito contra o povo negro, que deve ser constante e diária. Contamos com a participação de toda comunidade”, ressaltou professora Eliane Anselmo.
Feira Afro e Étnico-racial
Hora: 09h às 17h
Local: Largo da Estação das Artes
Organização: Secretaria Estadual das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), PROEX, PMM
Informações: @semjidhrn @proexuern @prefeiturademossoro
III Encontro do Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-ameríndias de Mossoró
Hora: 13h
Local: Estação das Artes Elizeu Ventania
Organização: Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-Amerindias de Mossoró, NEABI/UERN
Apoio: PPGCISH/UERN, POSENSINO/UERN, Secretaria de Cultura PMM, FJA, GRUESC/UERN, GAMA/RN, REJOMATE/RN, Ìgbín Ateliê de Lembranças, Ilê Axé Dajô Obá Ogodô, Coletivo Terreiros em Ciranda, CIA Bagana de Teatro, Muzenza CIA de Teatro, CIA Escarcéu de Teatro
Informações: @forumterr
Cortejo da (Re)Existência
Hora: 17h
Local: Entorno da Estação das Artes
Organização: Fórum de terreiros, NEABI
Informações: @neabiuern @forumterr
Louvação a Baobá
Hora: 18h
Local: Praça Cícero Dias
Organização: Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-Amerindias de Mossoró, NEABI/UERN
Informações: @forumterr
Roda de Capoeira
Hora: 20h30
Local: Praça Cícero Dias
Organização: Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-Amerindias de Mossoró, NEABI/UERN