Boa notícia

DHI/UERN conquista Mestrado Profissional em História

Edital de seleção para preenchimento de 18 vagas no curso de pós-graduação stricto sensu deverá ser lançado pelo Departamento de História - DHI, entre julho e agosto

O Departamento de História (DHI) da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAFIC/UERN) teve importante vitória ao conquistar, no Projeto de Expansão do ProfHistória de 2019, o Mestrado Profissional em História.

O ProfHistória é um programa nacional de pós-graduação stricto sensu coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com oferta simultânea em 27 instituições brasileiras associadas. Quase todas as turmas de Mestrado Profissional em História do mencionado programa funcionam em capitais, à exceção apenas do Cariri, no Ceará. A oferta de Mossoró, portanto, é apenas a segunda em um município do interior.

Para o chefe do DHI/UERN, Prof. Dr. Lindercy Francisco Tomé de Souza Lins, a proposta de lutar por um mestrado profissional se baseou na pretensão do departamento de abarcar uma área da formação docente que um mestrado acadêmico não contempla. “Esse tipo de programa tem especificidades que permitem aos professores de História em exercício de sala de aula cursar uma pós-graduação stricto sensu”, analisa Lindercy Lins.

E acrescenta que uma questão importante é que o trabalho final de curso é uma dissertação com um projeto de aplicação. “O mestrando escreverá o seu trabalho com uma proposta para ser trabalhada em sala de aula”, explica. E citou ainda o fato de as aulas acontecerem às sextas à noite e aos sábados, o que facilita aos docentes conciliar estudos e trabalho.

A expectativa é que o edital de seleção – que ofertará 18 vagas – saia entre julho e agosto. Como é um programa nacional pela UFRJ, o processo seletivo contará com provas elaboradas por aquela instituição, bem como a oferta de disciplinas será regida por suas regras. O corpo docente, porém, será todo do DHI/FAFIC/UERN. Pesou a favor do Departamento de História para a conquista do Mestrado o fato de 10 de seus 11 professores terem Doutorado.

O curso é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e o seu processo de seleção é aberto a todos docentes que tenham diploma em licenciatura e que atuem como professores de História em qualquer ano da educação básica.

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support