Dezembro é um período de altas emoções. Soma-se o cansaço acumulado de um ano inteiro de trabalho, os preparativos para as festas, o trânsito pior por conta do corre-corre pelos presentes e, para alguns, a melancolia característica de momentos de fechamento de ciclo e autoreflexão. Chamado de dezembrite ou síndrome de final de ano, os números comprovam que ficamos mais tensos nesse período. De acordo com uma pesquisa da ISMA-BR, cerca de 80% das pessoas têm o nível de estresse maior por conta da época. Viver sob altos níveis de estresse pode gerar prejuízos à saúde e quando entender que é chegada a hora de desacelerar, comece a definir prioridades, mesmo em cenários onde tudo é urgente, estabeleça metas, crie listas faça pausas entre as atividades, aprenda a dizer não do jeito certo e peça ajuda quando perceber que não dará conta. Acredite, janeiro tá bem ai!
AND THE OSCAR GOES TO
O documentário Democracia em Vertigem, da diretora brasileira Petra Costa, foi selecionado em uma lista prévia de 15 obras que podem ser indicadas ao Oscar 2020. A Academia de Hollywood divulgou ontem, segunda-feira.16, a lista de pré-selecionados para disputar o prêmio. O filme, lançado pela Netflix em junho de 2019, retrata a crise política no Brasil que culminou no processo de impeachment de Dilma Rousseff.
Mas, na categoria de melhor filme em língua estrangeira, o representante brasileiro, A Vida Invisível, do cineasta Karim Aïnouz, ficou de fora. Aparecem na lista títulos como o sul-coreano Parasita e o espanhol Dor e Glória. No total, 93 países competiam pela vaga.
Os finalistas agora devem aguardar o anúncio oficial de todos os indicados ao prêmio, no dia 13 de janeiro, que vai diminuir a lista para cinco filmes em busca da cobiçada estatueta. Os vencedores serão apresentados na cerimônia, em Los Angeles, no dia 9 de fevereiro. (Por Redação, VEJA)
CAMINHOS DO LEITE
Caminhos do Leite, startup desenvolvida por alunos do curso de Ciência da Computação da Uern, está entre as cinco melhores do Desafio Embrapa. O aplicativo terá características de uma cooperativa para venda de produtos da cadeia leiteira além de otimizar a venda de produtos derivados do leite, possibilita excluir a figura do atravessador entre o produtor e o consumidor, permitindo que o pequeno agricultor faça a venda direta pelo aplicativo. “O projeto foi muito bem avaliado pela equipe do Desafio de Startups “Ideas for Milk”. Isso nos dá mais segurança para desenvolver startups nos anos seguintes”, observa Lima Júnior. O Desafio de Startups é realizada pela Embrapa anualmente e tem como objetivo apresentar soluções inovadoras para os problemas da pecuária de leite no País. É o segundo ano consecutivo que os uernianos estão entre os cinco primeiros colocados no Desafio da Embrapa.