DEU RUIM EM MOSSORÓ

Tradicionalmente colocada na avenida Presidente Dutra durante o período da festa da padroeira, a imagem de Santa Luzia foi retirada esse ano por decisão da prefeitura de Mossoró-RN. Porém, a decisão do prefeito Allyson Bezerra deu ruim. A repercussão negativa nas redes sociais fez o chefe do executivo mossoroense, que não é católico, recuar de sua decisão. A posição foi anunciada através de uma nota alegando que a medida adotada, ou seja, a retirada da imagem, teria como motivação a execução de um novo projeto para a imagem.

Depois da justificativa da nota um novo questionamento surgiu, também via redes sociais. A população agora quer saber o seguinte: Se é verdade a história (estória), do novo projeto, por que não foi executado antes do início da festa? Eis uma boa pergunta. Questões políticas ou religiosas a parte, olhemos para a imagem como um atrativo turístico para o período, afinal, caravanas de várias cidades, inclusive de fora do Rio Grande do Norte, sempre se deslocam para Mossoró no período da festa de Santa Luzia, principalmente no dia da procissão, 13 de dezembro.


FIM DO RELACIONAMENTO

Lamentavelmente, apesar de todas as leis de proteção, as agressões contra as mulheres aumentam em números assustadores. O noticiário do cotidiano traz sempre esse tipo de informação que nos causam revolta, por isso resolvi escrever sobre o assunto. Todos nós precisamos, de alguma forma, nos manifestar para tentar barrar esse tipo de atitude, principalmente quando acontece o fim do relacionamento.

O sujeito precisa entender, por si ou pela força da lei, que ninguém é dono de ninguém. Se o relacionamento com sua namorada, esposa enfim, a companheira, seja qual for o tipo de relação chegou ao fim, lembre que a vida segue para os dois. Não seja covarde ao se esconder por trás do ciúme para tentar justificar seu ato criminoso. Se ela foi embora, você precisa saber aceitar e refazer sua vida. Quando você bate ou chega ao extremo do feminicídio, certamente ficará mais difícil, se não impossível, encontrar alguém que queira viver com você. Alô vizinhos, se souber que ao seu lado tem violência doméstica, denuncie. Se não tiver um telefone local, disque 100.

NOVA TENTATIVA DE IMPEACHMENT

E mais uma vez brasileiros e brasileiras acompanham nova investida na busca do impedimento do Presidente da República. Personagem responsável pelo movimento final de derrubada da presidente Dilma Rousseff (PT), o advogado Miguel Reale Júnior, protocolou agora o pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. A base do pedido é o relatório CPI da Covid-19 (Comissão Parlamentar de Inquérito), concluída no Senado, apontando crimes no período da pandemia em atos adotados pelo presidente da República.

Independente da sua preferência política, partidária, ideológica ou até, entre aqueles que possuem um político de estimação, já deu para perceber que ninguém tem paz para administrar ao assumir esse cargo. Acusações verdadeiras ou não, o pedido foi protocolado e cabe agora ao presidente da Câmara dos Deputados, em Brasília, colocar ou não para discussão e votação. Enquanto isso, muita tensão no país e, principalmente em relação aos investidores. A economia sofre com esse tipo de notícia.

MENOS DE UM MÊS

O calendário que já é curto, vai ficando bem apertadinho em relação à temporada de futebol para 2022. E a exemplo daquilo que afeta o restante do país, no Rio Grande do Norte o quadro não é diferente e as equipes através das suas diretorias pisam no acelerador e correm contra o tempo. O Campeonato Estadual do próximo ano começa dia 9 de janeiro e até lá é preciso contratar, montar comissão técnica, elenco, regularizar o grupo, treinar e colocar em campo.

Contando nos dedos chega-se à conclusão que falta menos de um mês para a bola rolar. O Potiguar de Mossoró, por exemplo, já apresentou o elenco e na sequência pegou a estrada rumo as cidades de Itaú e Riacho da Cruz, onde permanece até o dia 26 de dezembro com o seu período de pré-temporada. Já em Natal, as diretorias de ABC e América resolveram manter os treinadores de 2021, tendo como argumento o fato de que essa decisão facilitará a organização do elenco fora e dentro de campo. Os demais participantes da Série A potiguar, adotam a mesma postura de contrações.

NOVO QUADRO AO SENADO

Depois de um emaranhado de incertezas, quando até pensou na possibilidade de ser lembrado como candidato a vice-presidente da República, o Ministro das Comunicações, Fábio Faria, parece mesmo resolvido a concorrer a vaga de senador disponível para o Rio Grande do Norte. Com isso ele se soma a um quadro já posto que tem como líder na preferência do eleitor, isso de acordo com as pesquisas, o ex-senador, governador, senador e ministro, Garibaldi Filho.

Sendo assim ficamos a partir de agora no aguardo dos novos números que, se não é a realidade daquilo que dirá as urnas no pleito de 2022, serve no momento como parâmetro para fomentar o debate. Além de Garibaldi, claro, o novo postulante também terá que medir forças eleitorais com o atual ocupante do cargo, senador Jean Paul Prates, entre outros que já citamos em edições anteriores. Com certeza também será um pleito bastante interessante diante das opções. Com a palavra e o voto, o eleitor potiguar.

LIMPANDO O BOLSO DO CONSUMIDOR

Energia limpa e renovável, tais como a eólica emanada dos ventos ou a solar, essa o próprio nome diz sua origem, a população ainda não sentiu os efeitos. Até o momento, limpa mesmo pra valer, só no bolso daqueles que pagam caro pelo fornecimento do produto. A energia de fonte hidrelétrica se torna mais cara, dizem os especialistas no assunto, quando a chuva desaparece, os reservatórios ficam em baixa e nesse momento é preciso acionar as termoelétricas.

Assuntando aqui apenas aquilo que os olhos de um leigo observa, é muito bonito acompanhar por todos os recantos do Rio Grande do Norte e estados vizinhos os pomposos, para nós, cataventos, agora chamados de aerogeradores. Porém, até o momento, a modernidade não foi sentida no espaço mais sensível que é o bolso. A energia segue muito cara, mesmo também existindo a opção da energia solar no estado. Então, reforçamos a curiosidade em saber até quando a “limpa” vai ser apenas financeira no sofrido bolso do consumidor.

 

MENSAGEM

“Eu sou contra a violência porque parece fazer bem, mas o bem só é temporário; o mal que faz é que é permanente”.

Mahatma Gandhi

 

COMBUSTIVEL, CAI OU NÃO CAI?

Pois é, nos últimos dias me perguntaram repetidas vezes se eu tinha alguma informação sobre os valores dos preços dos combustíveis, diante das notícias de que iria cair. Aproveito e também pergunto, quero saber se cai ou não cai?. Nas redes sociais a turma segue postando placas para tentar informar os valores em pontos diferentes. Dizem, aqui é 5, ali é 6 e mais na frente é 7. Serve para manter o debate, porém me parece não haver influenciado muito naquilo que realmente interessa, a queda do preço.

Os valores, embora diferentes, continuam absurdamente acima da realidade daquilo que se diz mais justo, em relação aos valores que saem da produção. Proprietários de postos se defendem alegando o pagamento de vários impostos e, na ponta final de tudo o consumidor segue no prejuízo. Seria interessante se utilizar da moda antiga de protesto e reunir os diferentes seguimentos e passar a exigir a verdade sobre os valores e a sua diminuição. Ficar apenas postando nas redes sociais não tem influenciado muito. Essa é minha opinião, porém aberta aos que pensam diferente, vamos confrontar ideias e encontrar a melhor saída.

ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA

Na última semana tivemos problemas com nosso equipamento de trabalho e fomos buscar um socorro. Acabei sendo ajudado por um escritório de advocacia, que eu não conhecia, existente em Tibau-RN. É legal saber que temos bons profissionais e um espaço bem organizado e estruturado. Agradeço pelo apoio recebido e, ao mesmo tempo, parabenizo a população de Tibau por dispor de tão boa assistência, no caso de precisar.

Meu respeito e muito obrigado as advogadas Maria Ivone Ferreira e Amanda Alcântara, como também ao advogado Peterson David. O mesmo estendo ao, por enquanto, bacharel em direito, Odimar Bastista, que anda tenso no aguardo do resultado do exame de ordem. Gostei mesmo do espaço localizado ali na rua Padre João Venturelli, em frente à quadra de esporte, no prédio de Henrique da Preta Modas. Mais uma vez obrigado e sucesso aos causídicos.

MOBILIDADE, DEFICIÊNCIA E PRECONCEITO

A ex-deputada e hoje vereadora por Mossoró-RN, Larissa Rosado (PSDB), tem voltado com certa frequências as suas ações políticas para o setor que atinge pessoas nas mais diferentes formas de necessidades especiais. No dia 03 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a parlamentar utilizou as redes sociais para divulgar esse trabalho, como por exemplo, é de sua autoria a Lei que assegura aos portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida no Rio Grande do Norte, o direito à acessibilidade, mediante a supressão de barreiras e obstáculos nas vias, espaços públicos e imóveis pertencentes ou utilizados pelo Estado.

Larissa, quando deputada estadual, também foi autora do Projeto de Lei que institui o Programa de Combate ao Preconceito contra Pessoa com Deficiência nas escolas da rede pública e privada no Rio Grande do Norte e, ainda de acordo com o material divulgado, também foi autora de Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos de ensino, públicos e privados, disponibilizarem carteiras escolares destinadas aos alunos com deficiência. Hoje, na condição de vereadora, ela tem se utilizado das visitas ao bairros para, junto com a população, discutir seus problemas e buscar as possíveis soluções.


DICA LEGAL – INDULTO E SAÍDA TEMPORÁRIA

A cada final de ano esquenta o debate quando várias pessoas que estão presas são liberadas. Aqui, pela falta de conhecimento, acontece uma grande confusão entre o que seja Indulto (popularmente chamado de indulto natalino) e a Saída Temporária. O espaço aqui é pouco para me alongar no tema, por isso deixarem, como diz o enunciado, apenas uma dica. O indulto encontra sua base legal no artigo 107 do Código Penal e é editado, por decreto, pelo Presidente da República. Já a saída temporária é fruto do artigo 123 da Lei de Execução Penal, nº 7.210.

Nos dois casos existem alguns critérios para que seja concedida a extinção da pena ou saída temporária. No caso específico do indulto natalino, recebeu esse nome pela tradição deste ser concedido tradicionalmente próximo ao Natal. Porém esse Decreto Presidencial pode ser lançado em qualquer época do ano. Claro, como se trata de pessoas que cometeram crimes, a população sempre reage de forma negativa, porém aqui nossa intenção é informar que tudo isso tem uma base legal. A própria Constituição, em seu artigo 84, inciso XII, trata também do tema. Fica a dica.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support