O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) abriu 1.300 vagas para exames práticos de direção, voltados para os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) das categorias A e B. Os mutirões ocorrerão na próxima sexta-feira (07) e sábado (08), em dois locais de Natal.
Os testes serão aplicados na sede do Detran, no bairro Cidade da Esperança, e em dois pontos na zona Norte: a Praça do Conjunto Panatis (Avenida Paulistana, Potengi) para a categoria B, e a Honda zona Norte (Avenida João Medeiros Filho, 1570, Potengi) para a categoria A.
Os candidatos com processos de habilitação prestes a vencer até 28 de fevereiro podem agendar o exame a partir desta quarta-feira (5) pelo Portal de Serviços do Detran. No portal, o candidato deve acessar a área de “Agendamentos”, selecionar “Habilitação” e optar pela opção “Mutirão CNH”, escolhendo a categoria desejada e o local da prova.
Os exames práticos utilizam veículos disponibilizados pelo órgão e representam a etapa final para a obtenção da CNH, sendo aplicados apenas a candidatos que já foram aprovados nos exames médico e psicológico e concluíram as aulas teóricas e práticas. Para ser aprovado, o candidato não pode cometer faltas eliminatórias, e a soma de pontos negativos deve ser inferior a três.
O Detran/RN vem promovendo mutirões regularmente para atender à demanda de exames práticos. Em janeiro, a iniciativa ofertou 1.500 vagas em Natal e 650 em Parnamirim. O objetivo é garantir que os candidatos cujos processos estão próximos ao vencimento possam concluir a habilitação dentro do prazo.