Derrota da soberba

Acompanhando, lendo e ouvindo relatos daqueles que viveram de forma intensa a trajetória da vida política de Aluízio Alves, observamos que ele sabia aproveitar bem o descaso e as agressões dos seus adversários. Quando era tratado com termos pejorativos, do tipo, gentinha, cigano ou feiticeiro, entre outros, transformava tudo isso em degraus para as suas campanhas vitoriosas. Em Mossoró aconteceu algo bem parecido na sucessão municipal de 2020.

O candidato Allyson Bezerra foi tratado assim pelos seus adversários na campanha pela prefeitura de Mossoró e soube usar bem a situação. Principalmente a história do “menino pobrezinho” regado pelo discurso da falta de experiência. Os ditos candidatos, ou candidatas, experientes agiram com soberba como se donos ou donas fossem do voto do eleitor mossoroense. Ledo engano, e a arrogância de não saber respeitar o novo, que aliás sempre vem, legou todos eles ou elas direto à derrota nas urnas.


ELEITA E COM MAIORIA NA CÂMARA

Na cidade de Tibau-RN a candidata do PSDB, Lidiane Marques foi eleita prefeita somando 2.762 votos enquanto seu único adversário, José Aroldo, conseguiu 2.162 sufrágios, uma maioria em favor de Lidiane de 597 votos. A candidata eleita é a atual vice-prefeita da cidade e a partir do dia 1º de janeiro de 2021 estará ocupando o cargo de chefe do executivo tibauense.

Além da conquista do cargo de prefeita, Lidiane não deverá encontrar dificuldades para conviver com a Câmara Municipal. Dos 09 vereadores que compõem o legislativo do município do Polo Costa Branca, sua coligação conseguiu eleger 07, ou seja, maioria tranquila para tocar seus projetos. Vida difícil terá a oposição com apenas 02 vereadores, pois não se acredita em qualquer modificação do quadro definido no domingo 15 de novembro.

O PALANQUE MUDOU, NOVAS RESPONSABILIDADES

Passado o período de campanha e o dia de votação, apurados os votos e conhecidos o resultado das urnas, recomenda-se, vencidos e vencedores, é hora de descer do palanque. A existência de uma oposição forte, presente e combativa, é salutar. O que não pode é manter-se em comportamento de campanha durantes os próximos quatro anos.

Os vencedores, sejam eles prefeitos ou vereadores, precisam entender a responsabilidade de seus respectivos cargos. Nada de perder tempo com picuinhas politiqueiras, vocês receberam a nobre missão de representar o povo administrando cidades, propondo benefícios e, quando necessário, até criando leis para melhor servir a população de sua comuna. E aqueles que ficam na oposição terão papel fundamental e não menos importante de fiscalizar.

AMEAÇA EM CAMPANHA SEGUE COM APURAÇÃO

Infelizmente o argumento nem sempre é o caminho na busca do voto. As eleições 2020 no Rio Grande do Norte foi marcada pela mancha negativa da violência. O caso mais recente, bastante grave, envolve o prefeito da cidade de Tibau do Sul, Antônio Modesto Macedo, que teria sido perseguido e ameaçado. A situação já resultou em pedido para a abertura de inquérito pela Polícia Federal, pedido esse encaminhado pelo Juiz Eleitoral Witemburgo Gonçalves de Araújo, titular da 9ª Zona.

De acordo com a denúncia registrada em Boletim de Ocorrência, o grupo de homens, armados, filmaram a ação de perseguição ao prefeito de Tibau do Sul, Antônio Modesto, e lançaram nas redes sociais. O caso também foi comunicado ao Tribunal Regional Eleitoral e a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social. Lamentável ainda é o fato dos suspeitos recaírem sobre um dos candidatos adversário do prefeito. Gesto esse que depõe contra o processo democrático e os responsáveis precisam ser punidos.

AMEAÇA DE “TAPETÃO” EM NATAL

Na linguagem do futebol quando um time perde o jogo no campo e reverte a situação na justiça esportiva, chama-se de vitória no “tapetão”. Pois é, estão querendo levar a decisão das urnas de Natal para o danando do “tapetão”. O candidato derrotado do PT, Jean Paul Prates, questionou na justiça a campanha publicitária do candidato Álvaro Dias (PSDB) que foi reeleito prefeito de Natal logo no primeiro turno.

A questão estaria relacionada com a empresa de publicidade que presta serviços à Prefeitura do Natal e teria assessorado também, com material semelhante, o candidato eleito. No entendimento do candidato derrotado, existiu o uso indevido na máquina pública, situação prontamente rebatida pelos eleitos como inverdade. Durante a campanha Álvaro Dias foi convocado pela Justiça Eleitoral para explicar a situação e agora aguarda-se uma posição sobre o assunto. Estão querendo, no “tapetão”, a cassação da chapa eleita.

UM PROBLEMA PARA SER RESOLVIDO, CANDIDATURA SUB JUDICE

É preciso mudar. Uma discussão bastante pertinente ganhou força no atual período eleitoral. Diz respeito a questão de candidaturas sub judice com o seu envolvido mantendo o direito de continuar com o nome inscrito no pleito e apto a receber os votos. Existe uma forte corrente entendendo que é preciso modificar essa situação no sentido de retirar da disputa, de forma imediata, a candidatura daquelas pessoas que forem consideradas inelegíveis.

Os defensores desta tese argumentam que essa medida iria colocar fim em uma série de recursos, principalmente quando o candidato envolvido é eleito. Fica o município, no caso de eleição para prefeito ou vereador, sem nenhuma segurança. Geralmente com problema de toma posse, é retirado do cargo, novas eleições são marcadas entre outros atropelos. Realmente parece algo necessário, no mínimo, para ser debatido a exaustão.

MENSAGEM

“A soberba precede à ruína; e o orgulho, à queda.”

Provérbio 16, 18.

EMPREGO, A VAGAS PARA O RN

Boa notícia. É sempre com muita satisfação que falamos em novas oportunidades de emprego. E a boa notícia vem da rede McDonald`s que anunciou a abertura de mais de 3 mil vagas de trabalho contemplando todas as regiões do Brasil. A grande responsável pelas oportunidades que serão geradas é a Arcos Dorados, apontada como a maior franquia independente do mundo da McDonald´s.

E tem mais um detalhe importante para os potiguares. De acordo com o anúncio, no Rio Grande do Norte serão 16 posições abertas, com vagas que irão contemplar o cargo de Atendente de Restaurante. Os interessados em concorrer a uma das vagas já podem se inscrever pelo site www.mcdonalds.com.br/trabalhe-concosco. Fica a dica.

COVID 19, EXPECTATIVA DE NOVO FECHAMENTO

Passado o período eleitoral passamos a conviver com a expectativa de novo fechamento de alguns setores para conta da Covid-19. No entanto, pelas reações preliminares quando se fala no tema, não será uma missão tão fácil como foi no primeiro momento da pandemia lá no começo de 2020. Justamente por conta das eleições setores da economia mostram-se revoltados com essa possibilidade de nova parada em suas atividades.

Durante o período eleitoral as aglomerações se espalharam pelo Brasil inteiro com a movimentação de rua, passeatas e carreatas, sem nenhuma restrição por parte das autoridades. Aqui abro exceção somente para o estado de Pernambuco onde, após um início de campanha de aglomerações, o Tribunal Regional Eleitoral resolveu proibir qualquer tipo de atividade política presencial. Aguardemos os próximos dias, tem gente prometendo reagir e não cumprir uma nova medida de fechamento.

TOMANDO UMA E FIM DA EMBRIAGUEZ EM 45 MINUTOS

Confira essa. Se o amigo gosta de tomar uma entornando o caldo e tem um compromisso no período da noite, pode tomar todas durante o dia e, 45 minutos antes do seu compromisso, já poderá botar um ponto final na embriaguez. Isso mesmo, ficarás sóbrio assistindo um tempo de uma partida de futebol, sem acréscimos, graças a uma descoberta de um grupo de cientistas canadenses.  Isso significa ficar sóbrio três vezes mais rápido do que o período normal.

Utilizando um pequeno tanque com dióxido de carbono e uma máscara facial, o “papudinho” terá que respirar forte e de maneira rápida para conseguir o resultado desejado. O equipamento foi batizado de ClearMate e, segundo seus criadores, é de fácil montagem e manejo. O autor do estudo é o anestesiologista Joseph Fisher, já com publicação em revista científica. Aguardemos a chegada do produto no mercado e, desce mais uma.

A PROTEÇÃO DO IDOSO CONSTITUIÇÃO DE 88

Se ligue na lei. Sabemos da forma detalhada como o Estatuto do Idoso trata da sua proteção, porém, a Constituição de 1988 também já cuidava do tema. Destacamos aqui o artigo 230 da Carta Magna quando diz, em seu caput, que a família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida. Além de dois parágrafos, um falando do amparo em seu próprio lar e o outro em gratuidade no transporte coletivo.

Podemos pontuar, em destaque, o papel do Estado para defender sua dignidade, bem-esta e o direito à vida. Por exemplo, se um ou mais idosos vem tendo essas prerrogativas violadas, eles ou quem tomar conhecimento, se for o caso, pode acionar a autoridade policial. Às vezes, por motivos sem justificativa aparente, ou nenhuma justificativa, existem pessoas que aproveitam da fragilidade natural do idoso para pressioná-lo, e isso, pelo dispositivo citado, fere os seus direitos. Caso o sujeito insista na postura pode levar ao constrangimento e, neste caso, o autor terá que responder também pelo artigo 146 do Código Penal. Cuidado, fique esperto.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...