Política

Deputados debatem sobre saúde, educação, recursos hídricos e segurança

O deputado Vivaldo Costa (PSD) se pronunciou nesta quarta-feira sobre saúde bucal e relembrou de ações de suas gestões como prefeito de Caicó e secretário de Saúde do Município de Natal na gestão da prefeita Wilma de Faria. O deputado ressaltou que neste período de vivência na capital, constatou o que seria o maior desafio da saúde pública à época. “O grande problema era a saúde bucal”, disse Vivaldo, fazendo um alerta aos prefeitos do interior.

O deputado Souza (PSB), segundo orador do horário destinado aos deputados, fez um apelo à governadora Fátima Bezerra (PT), para acelerar o encaminhamento à Assembleia Legislativa do projeto de reorganização do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte. “Nós, aqui na Assembleia, já apreciamos o processo de reorganização da Polícia Militar”, disse o parlamentar, ressaltando que a Polícia Civil já apresentou o projeto de expansão das delegacias. Souza sugeriu que no projeto do Executivo constasse um plano de interiorização do Corpo de Bombeiros.

O deputado concluiu seu discurso relatando a realização de uma reunião da Frente Parlamentar da Pesca, onde trataram do problema de assoreamento da barragem de Poço Branco e do açude de Tangará, prejudicando o trabalho dos pescadores. Segundo o parlamentar, ficou acertado que a Secretaria de Recursos Hídricos do Estado vai analisar os problemas e tentar encontrar soluções. “Consideramos esse um assunto importantíssimo”, disse Souza, considerando esta uma ‘política pública de governo’.

O deputado Jacó Jácome (PSD) fez alusão no seu discurso à campanha de conscientização à saúde do homem, que acontece durante o ‘Novembro Azul’. Segundo o deputado, a partir dos 60 anos, a cada 10 homens, 4 tem algum problema na próstata. O parlamentar disse que, na atuação de seu mandato nas comunidades, tem alertado os homens para esquecer o tabu do ‘exame do toque retal’.

Em seu discurso, Jacó Jácome falou também de Educação, lembrando a proximidade do ENEM. “Na próxima sexta-feira (12) estaremos fazendo um aulão online”, disse o deputado, convocando estudantes de todo o Rio Grande do Norte a acessarem suas redes sociais a partir das 20h30, quando serão apresentadas aulas de Redação e Gramática. Ele reforçou que na semana seguinte o aulão será de Biologia.

O deputado George Soares (PL) relatou a agenda cumprida em Brasília, e falou especialmente da visita que fez ao Hospital da Criança do Distrito Feder, criado há 11 anos e considerado um hospital modelo. Segundo George, o hospital foi construído a partir de doações e depois foi doado à estrutura do Estado. “Hoje é um dos maiores centros do apoio à criança contra o câncer”, disse George, que fez a visita acompanhado do deputado Kleber Rodrigues (PL), e dos prefeitos de Assú, Gustavo Soares, e de Macaíba, Emídio Júnior.

O deputado Subtenente Eliabe (SDD) foi o último orador do horário e usou seu tempo para expor “uma problemática que tem penalizado os policiais em serviço”, acenou o deputado. Segundo Eliabe, mesmo em serviço os policiais não têm recebido a alimentação que é responsabilidade do Estado. “O governo adota um sistema de vale-alimentação no valor de 30 reais, mas só tem chegado a 37 municípios”, disse o deputado.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support