Deputado quer fim de lista tríplice

Sandro Pimentel defende que o nome eleito pela comunidade acadêmica seja automaticamente nomeado pelo governador

O deputado estadual Sandro Pimentel (PSOL) protocolou nesta quarta-feira, 9/10, na Assembleia Legislativa, projeto de lei propondo o fim da lista tríplice para reitor e vice-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Pela proposta, o nome escolhido em eleição pela comunidade acadêmica será automaticamente nomeado pelo governador do Estado. Atualmente, o processo de escolha é para a composição de lista tríplice, que é encabeçada pelo mais votado. Ocorre, porém, que o governador tem a prerrogativa de nomear qualquer um dos três nomes, tanto para reitor quanto para vice-reitor.

Em sua justificativa, o deputado argumenta que “o processo de escolhas de nomes para o reitorado é uma forma democrática, plural e que fortalece as instâncias internas com suas respectivas responsabilidades”, e ressalta que, sem uma norma que ampare essa escolha, o chefe do Executivo estadual “pode usar critério divergente e nomear alguém que não tenha sido o eleito” pela comunidade acadêmica.

O projeto propõe acrescentar o parágrafo terceiro ao artigo terceiro da Lei Estadual 5.546/1987 (que incorpora a Fundação Universidade Regional à administração pública estadual), determinando que “o reitor e o vice-reitor serão nomeados pelo governador do Estado para um mandato de 4 anos, permitida uma recondução por igual período subsequente, após ser eleito pela comunidade universitária.

VEJA AQUI APROPOSTA DE SANDRO

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support