Política

Deputado do RN propõe que mulher só faça laqueadura com autorização do marido

Lei federal que garante às mulheres o direito de realizar a laqueadura de trompas sem a necessidade de autorização do marido entrou em vigor ontem (2).

Nessa quinta-feira (2), entrou em vigor a lei federal nº 14.443, que garante às mulheres o direito de realizar a laqueadura de trompas sem a necessidade de autorização do marido. No entanto, o deputado estadual do Rio Grande do Norte, Dr Kerginaldo Jácome (PSDB), protocolou um projeto de lei que restabelece a necessidade de autorização do parceiro e aumenta de 21 para 25 anos a idade mínima para a realização da cirurgia.

O projeto de lei, número 042/2023, modifica um dos principais pontos da lei federal que representava um avanço na conquista dos direitos reprodutivos das mulheres.

A lei sancionada por Bolsonaro alterava o parágrafo 5º do 10º artigo da Lei 9.263/1996, que previa a dependência do consentimento expresso de ambos os cônjuges, no caso de casais, para a realização da laqueadura de trompas.

O projeto foi protocolado e publicado no Diário Oficial da Assembleia desta quinta (2). “Espero que esses projetos sem aprovados ainda este ano”, diz o deputado.

Dr Kerginaldo Jácome foi eleito para a Assembleia Legislativa do RN no pleito de 2022 com 47.809 votos. Antes de ser deputado estadual, Kerginaldo Jácome, que é médico, foi prefeito do município de Antônio Martins, entre os anos de 1993 e 1996.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support