DELEGACIA SEM PLANTÃO

A greve dos policiais civis por conta de uma decisão judicial acabou, porém, faltou funcionar delegacias de plantão em algumas cidades. E agora, vão querer punir novamente os policiais? A pergunta é: Quem vai punir o governo que não realiza concurso para aumentar o efetivo? Pois foi exatamente esse o motivo de uma prisão ser feita em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte, e o flagrante ser lavrado na delegacia de Caicó que fica na região do Seridó, distante 189,5 km (2h34) indo pela BR-304 e RN-118.

Acontece que o efetivo é pequeno e não tinha delegado para fazer hora extra. Isso mesmo, quando estão funcionando todas as delegacias de plantão, provavelmente tem alguém trabalhando no seu dia que seria de descanso. Faz a hora extra para suprir a deficiência do Estado que não promove concurso para aumentar o efetivo. Assim, como entenderam ser o serviço da Polícia Civil essencial no momento da greve contra o rebaixamento de salário, seria bom também alguma atitude para forçar o governo promover o concurso. Essa é uma questão, literalmente, de justiça.


DOAÇÃO DE SANGUE NO VERMELHO

Em meio ao combate a pandemia da Covid-19 e surto de gripe, mais um velho problema se agrava diante do atual quadro. Estou me referindo ao estoque de sangue no Brasil e até em países nos quais pouco se falava dessa questão. É o caso dos Estados Unidos que, de acordo com as autoridades locais, o problema chegou a um nível crítico nunca visto antes com as pessoas precisando de sangue e o estoque praticamente no zero.

No Brasil o quadro que sempre mereceu atenção com a realização de campanhas frequentes, hoje preocupa pela sua gravidade. O quadro negativo de estoques baixos ou zerados acontece em praticamente todas as regiões do país colocando a vida de pacientes em risco. Aproveito para reforçar o apelo para que os doadores procurem os hemocentros, os profissionais responsáveis pela coleta garantem que todos os cuidados estão sendo adotadas para garantir a saúde da pessoa que comparecer para doar.

PALMEIRAS COM MORTE E SEM MUNDIAL

O que deveria ser apenas uma brincadeira entre torcedores de futebol, infelizmente descambou para o campo da violência com agressões e morte. Na nova tentativa frustrada do Palmeiras em ser campeão mundial de clubes, a brincadeirinha do “o Palmeiras não tem mundial”, se transformou em tragédia em algumas regiões do Brasil. Em São Paulo até parentes se desentenderam e foram as vias de fato ao ponto de entrar no noticiário nacional.

No Paraná o caso foi mais grave terminando com um homicídio. Só para reforçar, no caso de São Paulo esse ato extremo ficou na tentativa, já que a vítima resistiu aos ferimentos. Aquilo que víamos nos estádios e em seus arredores entre as chamadas torcidas organizadas, chegou a casa das pessoas que se reúnem para assistir uma partida de futebol, a violência. A ignorância das pessoas levou a banalização da vida. Infelizmente.

OBJETO NÃO IDENTIFICADO

Eis um tema que até hoje divide opiniões, apesar das evidências que surgem por diferentes partes do mundo, a vida em outro planeta. O debate é bom e, no mínimo, nos coloca diante de um monte de dúvidas. Tem sempre alguém fazendo algum relato de luzes estranhas que surgem no céu, por outro lado também é comum surgirem versões de testes realizados aqui mesmo na terra, por obra e ação do próprio homem.

Bom, para botar mais um ingrediente na discussão, vamos lembrar que o mês de fevereiro nos traz um registro importante sobre o tema. No dia 25 de fevereiro do ano de 1942, estranhos objetos são avistados no céu de Los Angeles, nos Estados Unidos da América, por mais de 100 mil pessoas. Olha só o número de testemunhas dos objetos não identificados, 100 mil. Será que todas elas se reuniram para criar essa história? Provavelmente não. Isso posto, deixo com você o espaço para concordar ou discordar da existência dos óvnis.

FESTA NA CAPITAL E INTERIOR

Mesmo com decretos restringindo algumas atividades, já tem festa sendo anunciada para os meses de fevereiro e março. Vai ficar assim, libera para as festas, surgem novas contaminações e depois fecha tudo outra vez. Eis a questão. Agora, não adianta o cidadão sair de casa, comprar o bilhete, frequentar a festa e depois ficar falando que esse tipo de evento não deveria acontecer. Na verdade, ele é quem deveria ter a consciência e evitar esse tipo de aglomeração em ambiente fechado.

Tudo parte das duas frentes, quais sejam: Os governantes pararem de jogar para plateia através dos decretos sem um trabalho mais efetivo para combater as aglomerações e, na outra ponta, o próprio cidadão se conscientizar da situação. Não estamos falando contra a economia, essa não pode sofrer restrições, porém é possível manter essa funcionando se todos agirem de forma racional. Assim penso, e logo escrevo.

QUEM É O PIOR?

Adianto que o questionamento supra não é meu e muito menos a afirmação que trarei a seguir. A questão diz respeito à sucessão presidencial de 2022 no Brasil que vai tomando rumos cada dia mais tenso, devido ao grau elevado de radicalismo dos envolvidos. Aqui, leia-se, seguidores e candidatos. E a metralhadora do ex-juiz e ministro Sérgio Moro segue disparando forte contra os dois principais nomes da corrida, Lula e Bolsonaro.

Na última semana, em entrevista ao portal UOL, respondendo uma pergunta sobre os dois candidatos que lideram a preferência do eleitor, isso de acordo com as pesquisas apresentadas, Sérgio Moro disse que não tem como comparar para dizer quem é o pior dos dois. Já deu para perceber que a estratégia do ex-juiz é atacar com todas as forças os dois opositores tentando passar uma imagem extremamente negativa de que, seria um retrocesso retornar com Lula ou manter o atraso ao reeleger Bolsonaro. A meta é entornar o caldo.

MENSAGEM

“Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada.”

Clarice Lispector

NATAL SEMPRE EM NATAL

Em todos os levantamentos feitos sobre o tema, a cidade do Natal sempre aparece entre as primeiras na preferência do destino turístico. Seja do turismo doméstico ou aquele praticado por estrangeiros que chegam para conhecer o Brasil. Sendo assim tudo que for feito no sentido de gerar atração, é sempre bem-vindo. E uma boa ideia acaba de ser lançada que é a manutenção dos eventos na Praça da Árvore, inclusive com a grande árvore de natal sendo acesa em eventos especiais e não apenas nos finais de ano no período natalino.

De acordo com as informações, já foi garantida a manutenção da feira de artesanato. Aliás, a própria feirinha será uma das grandes beneficiadas com a programação durante todo o ano com o árvore sendo acesa, por exemplo, no dia das mães. As atrações semanais acontecerão principalmente aos sábados e domingo. Sendo assim, vamos desejar sucesso no que nós batizamos de – Natal Sempre em Natal.

MAIS ESCOLA NO RN

Não deixa de ser uma boa notícia a informação de que o governo do Rio Grande do Norte irá construir, em todas as regiões Estado, 12 campi do Instituto Estadual de Educação Profissional, Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (IERN). E, como informação mais recente, já foi lançada a licitação da sede na cidade de Touros. Entre outros municípios a receber o IERN, Mossoró e Areia Branca também serão comtempladas.

A questão é, em Mossoró por exemplo, não poderia primeiro reabrir a Escola Estadual Margarida de Souza, totalmente abandonada e sucateada no Abolição III? Ali existe uma boa área construída e espaço suficiente para ampliação, porém encontra-se fechada sem perspectiva de reabertura enquanto o governo anuncia uma nova edificação. Que venham mais escolas, porém que sejam todas elas ocupadas por estudantes em sala de aula e não servindo de esconderijo para bandidos e usuários de drogas, como ocorre no Abolição III.

IGREJA UNIVERSAL EM ANGOLA

O cerco segue apertando contra os líderes da Igreja Universal do Reino de Deus em Angola. Eles agora estão sendo acusados de lavagem de dinheiro e, por conta disso, alguns brasileiros ligados à igreja já foram expulsos do país enquanto isso existem outros que estão proibidos de sair. Os religiosos brasileiros que estão proibidos de deixar Angola, entre eles o bispo Honorilton Gonçalves, além da acusação de lavagem de dinheiro, também respondem por associação criminosa.

Antes das acusações os próprios líderes locais já haviam assumido o comando da igreja rompendo com Edir Macedo e fechando a TV Record no país. No Brasil os líderes da Universal se colocam como vítimas de um “golpe religioso”. E acusam os responsáveis pelo ato como sendo pessoas que foram afastadas por terem cometidos vários crimes, tais como roubo, extorsão, adultério entre outros crimes. Enfim, pelo visto, até que se apure tudo em seus mínimos detalhes, não tem ninguém inocente na história, levando-se em consideração a troca de acusações. Aguardemos.


DICA LEGAL – ESTUPRO DE VULNERÁVEL

Começo dizendo que o crime de conjunção carnal com menores de 14 anos é considerado um crime hediondo. Esse, no direito, é um adjetivo que qualifica o crime que, por sua natureza, causa repulsa. É um crime inafiançável e insuscetível de graça, indulto ou anistia, fiança e liberdade provisória. Essa definição de ser o estupro de vulnerável um crime hediondo, foi dada pela gravidade do resultado e pela imensa repulsa social.

O tema é tratado no Código Penal Brasileiro em seu artigo 217-A. Este fala em ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos. Aos que praticam esse ato a pena é de reclusão, de 8 a 15 anos. Incorre na mesma pena quem pratica as ações descritas no caput com alguém que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, ou que, por qualquer outra causa, não pode oferecer resistência. Se a conduta resulta lesão corporal de natureza grave a pena sobe para 10 a 20 anos. Se da conduta resulta morte, a reclusão será de 12 a 30 anos.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support