Cuidados importantes para fazermos uso saudável do Instagram 

Em tempos de quarentena, o aumento no nosso consumo de internet é inquestionável, e é bem verdade que estamos cada vez mais online.

O aplicativo do Instagram se tornou nosso principal ponto de encontro, e um ótimo passatempo nesses dias em que estamos muito em casa. Ele, de fato, possibilita aos seus usuários diferentes formas de uso e retorno. Mas, já tem alguns dias que venho repensando algumas questões e ouvindo posicionamentos de algumas pessoas a respeito de ficarmos atentos a alguns cuidados básicos que devemos ter no uso dessa rede social, afinal, mais do que nunca precisamos estar conectados com o que realmente importa, não é mesmo?

Sabemos que no Instagram temos a opção de seguir pessoas/perfis com conteúdos super variados, para todos os gostos, idades, interesses, enfim, ele nos possibilita inúmeras formas de se conectar com outras pessoas, realidades, mundos, etc., e acredito ser exatamente nesse ponto que devemos nos atentar, afinal, o mais importante no uso desse aplicativo é buscar perfis que nos identificamos, que sejam úteis e relevantes para nossa vida, nosso cotidiano, e que, de fato, nos influencie positivamente, afinal, somos nós que escolhemos o que nos influência – seja para o bem ou para o mal – portanto, cuidar do conteúdo que consumimos é de extrema importância, pois afetará diretamente na nossa saúde mental e emocional, ainda mais nesse tempo em que estamos muito mais vulneráveis.

Pensando em tudo isso, por aqui, já fiz uma “faxina” daquelas nos perfis que estava seguindo e, consequentemente, no conteúdo que vinha consumindo até então, mas que não me acrescentavam em nada. O que fiz foi elencar três critérios básicos e sai “metendo” o unfollows. Vejam só o que defini:

  1. Perfis que me traziam mais ansiedade do que qualquer outra coisa – gente que se resumia apenas a consumo desenfreado e zero conteúdo relevante;
  2. Falta de responsabilidade social, empatia, respeito, bom senso – pessoas com comportamentos que iam de encontro a valores que considero essenciais;
  3. Padrões estéticos surreais – atitudes que me faziam questionar meu corpo, colocando minha auto estima em xeque com frequência.

É isso gente, basicamente foram esses os critérios que utilizei e que me rendeu um ótimo detox  com mais de 100 unfollow no meu país do Instagram, proporcionando um uso mais consciente, leve e enriquecedor. Espero te fazer repensar também.

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...