Cresce número de homicídios no RN em 2025
Os dados são da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine), da Secretaria de Segurança Pública (Sesed).
O Rio Grande do Norte registrou uma escalada preocupante nos homicídios em setembro. Foram 64 casos ao longo do mês — mais do que o dobro em relação ao mesmo período de 2024, quando 29 crimes foram registrados. O aumento é de 120,7%, segundo dados da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine), da Secretaria de Segurança Pública (Sesed).
O crescimento contribuiu para uma alta de 50,3% nas mortes violentas no terceiro trimestre de 2025 (julho a setembro). No período, foram 230 homicídios, contra 153 no mesmo intervalo do ano passado — um acréscimo de 77 casos. Julho, com 91 registros, foi o mês mais letal do ano, 44,4% acima do mesmo mês em 2024.
Entre janeiro e setembro, o estado teve aumento de 15,8% nos homicídios, passando de 550 em 2024 para 637 neste ano. Os números contabilizam homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e latrocínio, excluindo feminicídios e mortes em ações policiais.
De acordo com a Sesed, o primeiro trimestre manteve relativa estabilidade. O segundo trimestre teve alta discreta, inferior a 5%, mas o terceiro trimestre apresentou salto expressivo. Apenas janeiro e abril tiveram queda nos registros em relação ao ano passado.
