COVID, ENCHENTE E APRENDIZADO
Os sinais foram e estão sendo dados, resta saber o que nós aprenderemos com tudo isso. Em um período a Covid-19 trancou todos em casa e, logo em seguida, as chuvas provocaram enchentes e as águas obrigaram as pessoas saírem de suas casas. A ideia, no geral, é que os seres humanos se tornem pessoas melhores ao conhecer e sentir na própria pele a sua fragilidade. Infelizmente as ações não mostram muita mudança nesse sentido. Porém, sempre é tempo de mudar e tirar algum aprendizado de tudo que vem acontecendo no Brasil e no mundo.
Falando especificamente das ações da natureza, como chuvas, terremotos, ciclones e tsunamis observamos aqui um recado direto. Não é a natureza que tem que se adaptar, por exemplo, ao concreto espalhado pelos humanos, e sim nós é que devemos nos adequar ao que é natural. A invés de concretar e asfaltar tudo, é preciso entender o meio ambiente deixando espaço, no caso das chuvas, para o grande volume de água quando chega. Vamos acolher, no mínimo, esse aprendizado de que é preciso se adequar ao meio e não o contrário. Que os planos diretores das cidades, seja ela desenvolvida ou em desenvolvimento, observem esse detalhe no sentido de que, nos exemplos do que acontece hoje no Rio Grande do Sul, não se repita no futuro.
SERES DESPREZÍVEIS NO RS
Eu costumo dizer que o ser vivo irracional quando ataca estamos falando de uma ação de defesa ou ele caça em busca de alimento. Bem diferente do ser humano que, apesar do dom do discernimento, resolve atacar por pura maldade. Em meio a catástrofe que assola o Rio Grande do Sul e seu povo, surgem seres desprezíveis tirando proveito da situação para saquear lojas, invadir residências e roubar o pouco que sobrou das famílias que se viram obrigadas a deixar seu lar.
Parece radical e extremo, porém não tem outra forma de definir esse tipo de pessoa, são seres sim desprezíveis. E por favor, não me apareça ninguém com o discurso pronto e sem sentido de que essas pessoas são vítimas da sociedade, pois estamos falando de seres humanos que optaram pelo lado ruim da vida. Infelizmente, essa é uma verdade, não existem limites para a maldade dos chamados seres racionais. Esse ataca de forma consciente que estão fazendo o errado e levando mais prejuízo a uma população tão sofrida.
O EMOCIONAL NA VIDA PÚBLICA
Esse é um assunto sério, o emocional na vida pública, seja na política partidária ou no mundo artístico, tem gerado com certa frequência um número considerável de vítimas. Acompanhando noticiário de cantores famosos cancelando show e anunciando uma parada, mesmo que temporária, em suas carreiras. Na política partidária não é diferente. Em Mossoró-RN, por exemplo, o vereador Pablo Aires, como já foi amplamente noticiado, já avisou que não será candidato a reeleição ao cargo de vereador alegando problemas emocionais que tem abalado a sua saúde.
Respeitando a decisão do vereador e desejando a ele votos de saúde plena, lembro aqui de uma música da dupla, Alvarenga e Ranchinho que diz: “Só se rindo, casamento não é brinquedo de menino”. Trago o refrão, de forma modificada é claro, para dizer que “política também não é brinquedo de menino”, é ambiente para gente grande de sangue no olho. Até entre nós, no jornalismo, a missão as vezes provoca a reação, por diferentes motivos, e também sofremos agressões que, se o emocional não estiver em dia, pode abalar. O ambiente da política partidária é difícil, por isso entendo a decisão do vereador.
O GOLPE EM SUA PORTA
O que parecia algo localizado somente em algumas cidades de um mesmo estado, na verdade é uma ação criminosa que se espalhou pelo Brasil. Estou falando das pessoas que estão se utilizando de falsos crachás e se apresentando nas residências como funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O alvo dos meliantes e do novo crime são aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pela autarquia. Fique alerta para não cair em mais esse golpe.
Essas pessoas, repito, usando crachá falso, estão indo as residências para fazer “prova de vida presencial”, e no ato criminoso solicitam dados e foto dos beneficiários. O Próprio INSS alerta para os cuidados, afirmando que é golpe. A orientação é, não repassar nenhuma informação e, de imediato, ligar para a polícia. O INSS faz esse tipo de pesquisa somente nos casos de comprovação de vínculo, endereço e irregularidades, por exemplo. No entanto, os servidores não pedem cópia de documentos e nem fotografia. O servidor apenas faz o reconhecimento conferindo o documento de identificação com foto. Fiquemos então todos alertas e, chame a polícia.
A MORTE DO APOLINHO
O jornalismo esportivo brasileiro perdeu uma de suas referências com a morte em 15/05 do radialista Washington Rodrigues, conhecido como “O Apolinho”. Além dos trabalhos marcantes nas rádios Globo e Nacional do Rio de Janeiro, ele aos 87 anos vinha trabalhando nos últimos anos na Rádio Tupi, também do RJ. Apolinho lutava contra um câncer de fígados, porém uma trombose acabou complicando seu estado de saúde e ele veio a óbito.
Tive a honra de entrevista-lo no Maracanã, justamente na véspera em que ele anunciava sua saída temporária do rádio para assumir o comando técnico do Flamengo. E o clube rubro-negro, assim como o rádio, era uma de suas duas paixões. Publiquei sua entrevista no jornal O Mossoroense, único do Rio Grande do Norte a anunciar sua contratação como treinador do Flamengo no mesmo dia em que ele era apresentado, na época, na Gávea. Inclusive com foto na qual eu entrevisto ele ao lado do busto de Mário Filho, nome oficial do estádio chamado de Maracanã, isso por conta do rio do mesmo nome na área onde foi edificada a praça esportiva. Que o Apolinho seja acolhido por Jesus Cristo na morada celestial.
ISOLDA CORRENDO DA DISPUTA
Embora no primeiro momento a notícia tenha sido negada pela parlamentar estadual, as conversas de “pé de muro” seguem garantindo que Isolda Dantas não anda disposta a servir de saco de pancadas nas eleições municipais de 2024, e deve sim desistir de sua candidatura à prefeitura de Mossoró. A rejeição é grande e, apesar dos esforços, sua candidatura não consegue decolar na terra que tem Santa Luzia como padroeira.
O engraçado na postagem da deputada negando a notícia é quando ela coloca que irá analisar a situação e poderá apoiar outro nome e continuar denunciando o caos na gestão mossoroense. Digo engraçado pois não vejo a mesma disposição da deputada estadual do PT em falar sobre o caos na saúde, educação, segurança, economia, entre outros seguimentos, na gestão pública do Rio Grande do Norte. Pelo visto seu mandato na Assembleia Legislativa potiguar é usado apenas na defesa da companheira governadora e não em favor do povo e daquilo que seja melhor para o Estado.
MENSAGEM
Maio, mês mariano.
“Minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, pois atentou para a humildade da sua serva.”
Maria, mãe de Jesus
Trecho de versículo da Bíblia, do evangelho de Lucas 1:46-55. (Fonte: O Pensador).
RODADAS CANCELADAS NA SÉRIE A
A reunião para tratar do assunto estava marcada para o dia 27, porém a pressão foi maior e a Confederação Brasileira de Futebol, com base nas manifestação dos clubes, resolveu antecipar a decisão de cancelamento de duas rodadas do Campeonato Brasileiro da Série A. O motivo é a situação vivida pela população do Rio Grande do Sul com as fortes chuvas, rios transbordando e cidades inundadas. O aeroporto de Porto Alegre segue interditado e isso impede que seus clubes possam sair para jogar em outros estados e, consequentemente, também não recebe nenhuma delegação.
Com essa decisão os jogos da Série A só retornam, essa é a previsão inicial, somente no dia 1º de junho. A pressão dos dois lados foi grande, com um grupo defendendo a paralisação e outro argumentando que o futebol poderia ajudar mais se continuasse. A CBF alega haver respeitado a vontade da maioria, embora tenha avisado que isso irá acarretar em problemas com o apertado calendário do futebol brasileiro. A entidade ainda não tem as datas de quando os jogos das duas rodadas canceladas possam acontecer.
O “COMPANHEIRO” PAUL É DEMITIDO
A demissão do “companheiro” Jean Paul Prates da presidência da Petrobras expõe cada vez mais uma realidade política, qual seja, a fragilidade da governadora Fátima Bezerra junto ao governo federal, leia-se, presidente Lula. Em nenhum momento se levou em consideração a capacidade do ex-senador do Rio Grande do Norte em gerir a empresa, se ele era ou não competente. A única questão foi birra interna no PT mesmo e, nesse momento, a corda arrebentou do lado mais fraco, da governadora do RN que fez a indicação.
Quando digo que a situação expõe a fraqueza da gestora potiguar no cenário nacional, eu trago junto o fato de não conseguir sequer concluir um desvio no prazo que foi anunciado quando o rio levou a ponte na BR-304. Enquanto no Rio Grande do Sul, politicamente mais forte, mesmo não sendo governador aliado, cabeceiras de duas pontes já foram recuperadas e desvios, com asfalto com capacidade para caminhões, já vem sendo utilizado faz tempo. Tomando essa situação como parâmetro, imagine quanto tempo vai durar para que seja recuperada a rodovia em terras potiguares. Se o desvio passou esse tempo todo, imagine o resto. Nossa representação política é um verdadeiro caldo de bila.
COPA DO MUNDO FEMININA NO BRASIL
Depois de sediar duas Copas do Mundo de futebol masculino, isso nos anos de 1950 e 2014, o Brasil se prepara agora para receber o mundial feminino que irá acontecer em 2017. Depois de concorrer contra uma união de países formada por Holanda, Alemanha e Bélgica, o Brasil foi o país escolhido na madrugada da sexta-feira, dia 17, durante o Congresso da Fifa que aconteceu em Bangkot, na Tailândia.
Favoreceram essa escolha o fato de que a competição nunca foi disputada na América do Sul, além da posição do Brasil em um relatório da Fifa, com notas na escala de 1 a 5, e o nosso país haver recebido nota 4. Os demais concorrentes ficaram com 3,7. A missão das meninas agora é fazer diferente dos homens. No masculino o Brasil é o maior vencedor de Copas do Mundo, porém todas fora do território nacional. Quem sabe, e fica a torcida, a Seleção Feminina de Futebol faça melhor o dever de casa.
DICA LEGAL – A INELEGIBILIDADE
Estamos vivendo mais um ano de eleição período no qual sempre surgem alguns questionamentos por parte do eleitor, isso por diferentes motivos. Uma das perguntas é sobre a situação na qual a pessoa se torna inelegível. Aqui vamos citar que todos os detalhes sobre o tema poderão ser encontrados na Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990, a denominada Lei da Inelegibilidade. Ao todo são 28 artigos que foram publicados no Diário Oficial da União em 21 de maio de 1990, sancionada pelo então presidente da República, Fernando Collor.
A LC nº 64 estabelece, de acordo com o artigo 14, § 9º da Constituição Federal, casos de inelegibilidade, prazos de cessação, além de determinar outras providências. Cita-se a questão, por exemplo, dos inalistáveis, analfabetos, estes com avaliação sem maiores exigências, e outras situações, entre elas, os membros do Congresso Nacional, das assembleias legislativas, da Câmara Legislativa e das câmaras municipais, que hajam perdido os respectivos mandatos por infringência do disposto nos incisos I e II do art. 55 da Constituição Federal, dos dispositivos equivalentes sobre perda de mandato das constituições estaduais e leis orgânicas dos municípios e do Distrito Federal, para as eleições que se realizarem durante o período remanescente do mandato para o qual foram eleitos e nos oito anos subsequentes ao término da legislatura.