Corpo de Bombeiros lança campanha para incentivar doação de sangue
Campanha é para ajudar a recuperar os estoques de sangue dos hemocentros do estado
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) lançou nesta terça-feira (30) uma campanha para incentivar a solidariedade e ajudar a recuperar os estoques de sangue dos hemocentros do estado, que estão abaixo do ideal por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Com a intenção de mobilizar a população potiguar e todos os quartéis do CBMRN, o Comando Geral pretende estimular e realizar a maior ação de doação de sangue.
“É importante que as pessoas saibam a importância da doação de sangue. Por isso estamos fazendo essa campanha que é um ato voluntário e humano. Já salvamos vidas no dia a dia, temos a oportunidade de ajudar ainda mais. A tropa está convocada e contamos com a contribuição da nossa população”, disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do RN, Cel. Monteiro Júnior.
Critérios para doação de sangue:
- Estar em boas condições de saúde;
- Apresentar documento de identificação original com foto;
- Ter entre 16 e 69 anos (voluntários de 16 e 17 anos devem estar acompanhados por seu responsável);
- Pesar mais de 50Kg;
- Estar bem alimentado;
- Não estar tomando medicamentos que podem afetar a saúde;
- Não ter contraído hepatite após os 11 anos de idade;
- Não ter feito cirurgia recentemente;
- Não estar gripado ou ser portador de doenças contagiosas;
- Não estar exposto à situação de risco, como ter praticado sexo sem proteção ou ser usuário de drogas.
- Quem fez tatuagem ou colocou piercing fica impossibilitado de doar por doze meses.
Para doar
O Hemonorte continua recebendo voluntários, mas a orientação é para que procure fazer o agendamento que pode ser feito através do telefone 3232-6733 ou pelo site www.hemonorte.rn.gov.br.
Os interessados em doar sangue em Natal podem se dirigir à sede do Hemonorte, localizado na Av. Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol.
O Hemocentro em Mossoró funciona ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia, no bairro Aeroporto. Em tempos de pandemia, todo o processo de doação é feito em segurança e cumprindo todos os protocolos de higienização contra à Covid-19.